Prémio Amadeo distingue Ana Jotta, a dupla Mariana Caló e Francisco Queimadela e Tiago Madaleno

23 Outubro, 2023

Além do Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso entregue a Ana Jotta, a cerimónia distinguiu a dupla Mariana Caló e Francisco Queimadela com o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, e Tiago Madaleno com o Prémio de Aquisição do Grupo dos Amigos da Biblioteca-Museu.

O Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso foi entregue a Ana Jotta no passado sábado, numa sessão solene que teve lugar no salão nobre dos Paços do Concelho da Câmara de Amarante. A artista plástica inaugurou a exposição "Comer e Existir", no Museu Municipal Amadeo de Souza Cardoso (MMASC), que estará patente até 3 de março de 2024. Na mostra apresenta um conjunto de écrans de projeção pintados, nos quais formigas devoram sobremesas enquanto contemplam uma paisagem de Amadeo. A envolver alguns detalhes arquitetónicos da sala, a iguaria tradicional de Amarante, ligada aos rituais fálicos e de fertilidade de São Gonçalo, irá relacionar-se com o trabalho da artista e uma obra de Amadeo de Souza Cardoso, "Sem título (Paisagem)" (1912).

Pensada e realizada para Amarante, a exposição de Ana Jotta é, de acordo com os curadores Lígia Afonso e Samuel Silva, “uma elegia radical ao prosaico, ao mínimo insignificante, um lugar de atenção à essencialidade da vida: dormir e trabalhar, comer e existir”.

Recorde-se que Ana Jotta (1946) sucede a Eduardo Batarda, vencedor do Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso em 2019.

No sábado foi ainda entregue o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso à dupla Mariana Caló e Francisco Queimadela, pela obra “Subir e sumir”, filme em 16mm transformado para digital. Já o Prémio de Aquisição do Grupo dos Amigos da Biblioteca-Museu foi entregue a Tiago Madaleno, por “Luz de Setembro”, óleo sobre tela.

Premiados entre 15 artistas selecionados entre as 489 candidaturas, num total de 970 obras – que se inscreveram na open call realizada e abril e maio –, os vencedores dos prémios integram a exposição do Prémio Amadeo de Souza Cardoso, patente até 4 de março de 2024 no MMASC. Com curadoria de Lígia Afonso e Samuel Silva, a mostra apresenta ainda obras de Catarina Real; Daniel Moreira e Rita Castro Neves; Daniel V. Melim; Francisco Venâncio; João Marçal; Luís Silveirinha; Maria Trabulo; Mónica Baptista; Nuno Henrique; Paulo Brighenti; Rita Ferreira; Rita Senra e Virgínia Mota, que se juntam aos premiados Mariana Caló e Francisco Queimadela, e Tiago Madaleno.

O júri do 13.º Prémio Amadeo de Souza Cardoso, presidido por Raquel Henriques da Silva (Historiadora de Arte e Professora Catedrática Jubilada), foi composto por Laura Castro (doutorada em Arte e Design), Lígia Afonso (Investigadora do Instituto de História da Arte, doutorada em História da Arte), Samuel Silva (Artista Plástico e Professor), e Rosário Correia Machado (Diretora do Departamento da Cultura da Câmara de Amarante).

 

MMASC integra Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus
30 Outubro, 2023

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) é um dos 40 museus beneficiados pelo Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus – ProMuseus 2023, sob a gest&...

Prémio Amadeo distingue Ana Jotta, a dupla Mariana Caló e Francisco Queimadela e Tiago Madaleno
23 Outubro, 2023

Além do Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso entregue a Ana Jotta, a cerimónia distinguiu a dupla Mariana Caló e Francisco Queimadela com o Prémio Am...

Amarante recebe exposição de desenho para assinalar os 10 anos de Cuidados Paliativos Pediátricos em
22 Setembro, 2023

“Do delicado trabalho da agulha”, com desenhos da Coleção de Desenhos da Madeira, inaugura esta sexta-feira, às 18h00, no claustro do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso.

...
por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 262 (Projeto Educativo)
mmasc@cm-amarante.pt

        

| Política de Privacidade

| Termos e Condições

| Condições Gerais de Venda on-line