Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso integra Rede Portuguesa de Arte Contemporânea

27 Fevereiro, 2023

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC), uma plataforma de dinamização que vai promover a interação das instituições dispersas pelo país.

“A integração do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso na Rede Portuguesa de Arte Contemporânea dá continuidade a uma estratégia de integração em redes culturais e museológicas nacionais com vista a fortalecer parcerias e reforçar o nosso posicionamento na escala nacional. É também uma grande responsabilidade, que dá alento para continuar o trabalho desenvolvido no âmbito da Arte Contemporânea. O Prémio Amadeo de Souza-Cardoso é exemplo que este compromisso já tem raízes no nosso museu, da qual a coleção de Arte Contemporânea do MMASC se vincula como legado”, afirma Rosário Correia Machado, diretora do Departamento de Cultura de Amarante.

Criada para priorizar uma política cultural sustentada e de proximidade, tendo em vista a promoção da descentralização territorial, a RPAC pretende ser uma plataforma de referência, apoiando a atividade dos espaços que se dedicam à arte contemporânea assim como artistas, curadores, criadores, dinamizadores públicos ou privados.

Enquanto nova política pública na área da cultura, a RPAC tem como objetivo fomentar a circulação das diferentes obras e coleções públicas e privadas existentes em Portugal, contribuindo para a sua fruição por parte dos cidadãos.

Além do MMASC, fazem parte da RPAC 66 equipamentos, entre eles o Museu Arpad Szenes Vieira da Silva, o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, a Culturgest, a Fundação de Serralves e o Museu de Arte Contemporânea de Elvas, entre outros.

 

Dia Internacional dos Museus é assinalado com diversas atividades
13 Maio, 2024

 

No âmbito do Dia Internacional dos Museus, que se comemora a 18 de maio, o Município de Amarante irá promover ao longo de uma semana, diferentes iniciativas para assinalar a efe...

Museu recebe “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor em Quarentena"
18 Março, 2024

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) recebe no próximo fim-de-semana, 23 e 24 de março, as exposições “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor ...

SAB’Arte partilha momentos e personalidades da História com os mais novos e as famílias
16 Janeiro, 2024

O SAB’Arte, iniciativa do Projeto Educativo do Departamento de Cultura da Câmara de Amarante, continua em 2024 com propostas para crianças e famílias, ao terce...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 262 (Projeto Educativo)
mmasc@cm-amarante.pt

        

| Política de Privacidade

| Termos e Condições

| Condições Gerais de Venda on-line