MMASC vai mostrar “Modernistas” até 13 de janeiro

26 Outubro, 2018

Inicialmente programada para estar patente ao público até 28 de outubro, a exposição “Os Modernistas – Amigos e Contemporâneos de Amadeo de Souza-Cardoso” vai ainda poder ser vista, no MMASC, até 13 de janeiro do próximo ano.

Este prolongamento tem a ver com o facto de aquela exposição ser única do ponto de vista da qualidade dos artistas e obras que a integram, o que tem suscitado inúmeros pedidos de visitas, seja de estabelecimentos de ensino ou de outras organizações, para além de ser, igualmente, muito procurada por turistas e visitantes. Acresce que com a aproximação do Natal, a oferta do Museu Municipal Amadeo de Sousa Cardoso manterá o nível elevado dos últimos meses, numa quadra em que a procura aumenta.

Nesta exposição, construída a partir de acervo da Fundação Millenium BCP e que tem como Curadora Raquel Henriques da Silva, podem ser vistas obras de Amadeo de Souza-Cardoso, António Carneiro, Eduardo Viana, Almada Negreiros, Mily Possoz, Francis Smith, Jorge Barradas, Mário Eloy, Bernardo Marques, Júlio Reis Pereira, Carlos Botelho, Dordio Gomes e Carlos Carneiro.

Os Modernistas da coleção Millenium BCP são autores que iniciaram as suas carreiras nas primeiras três décadas do século XX e, segundo Raquel Henriques da Silva “(…) para a história da arte são artistas que questionaram os processos da pintura naturalista, empenhada na verosimilhança entre o visto e o representado. Os Modernistas, pelo contrário, acrescenta, não acreditam nessa naturalidade do ver: pretendem que o espectador não confunda a realidade com a pintura e sugerem que esta pode enriquecer aquela, através da imaginação plástica”.

E conclui: “Sem desconhecerem os movimentos mais radicais da vanguarda parisiense, os pintores representados não aderiram a nenhum deles (cubismo, futurismo, expressionismo). Cultivaram uma modernidade contida, valorizadora das tradições do fazer artístico, vindas do final do século XIX”.

A exposição “Os Modernistas – Amigos e Contemporâneos de Amadeo de Souza-Cardoso” foi inaugurada em julho, no âmbito do Festival Mimo.

Últimos dias para visitar a exposição "Abstração. Arte Partilhada Coleção Millennium bcp"
15 Janeiro, 2020

Quem ainda não teve oportunidade para visitar a exposição "Abstração. Arte Partilhada Coleção Millennium bcp", patente no espaço da exposiç&a...

Aquisição de obra de Eduardo Batarda
5 Dezembro, 2019

Na sequência da atribuição do Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso a Eduardo Batarda, foi decidido, pelo júri presidido por Raquel Henriques da Silva e pela Direcção...

Curso de “curadoria, pensar e organizar exposições de arte e de artistas contemporâneos”
15 Novembro, 2019

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, promove, nos dias 09 e 10 de dezembro, uma formação sob o lema: “Curadoria: Pensar e organizar exposições de arte e de artistas contempor...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 272 / 238
mmasc@cm-amarante.pt

| Política de Privacidade

| Termos e Condições