Exposição de António Bronze inaugura a 13 de outubro

3 Outubro, 2018

A Sala de Exposições Temporárias do MMASC recebe, a partir de 13 de outubro, com inauguração marcada para as 16:00, a exposição “ANTÓNIO BRONZE_DESENHOS e um painel de afetos”. Sobre esta mostra, que pode ser vista até 2 de dezembro, escreveu António Cardoso, Diretor do MMASC:

 

Diferentes tempos e lugares balizam a abordagem da Pintura, Desenho, Gravura e Cerâmica de António Bronze.

Das vivências africanas, à luz do Império, com um fundo animista (máscaras, cores e um fabuloso imaginário), a prática das Belas Artes portuenses e os seus referentes europeus, pressentindo o “museu imaginário” de Malraux, são responsáveis por uma hibridação cultural que se lhe pegava .

A cultura da viagem, em várias cumplicidades, os cenários culturais (nomeadamente o de Paris) proporcionaram ao António Bronze um multiplicado léxico, tingido por uma implícita sensualidade, um erotismo óbvio e algumas implicações sociais.

Todas as suas realizações são fortemente ancoradas no desenho expedito e seguro, com um cunho pessoal, alheio ao dos seus amigos e companheiros, como se poderá verificar no quadro geral desta exposição, seus autores, temáticas e técnicas.

Como testemunha dos vários credos, dos olhares marotos e ubíquos, cumpre-me, em nome pessoal e do Museu Amadeo de Souza-Cardoso, rememorar um Amigo e companheiro de várias errâncias europeias e bem cúmplices.

De 21 a 24 de janeiro: Entrada gratuita no Museu Amadeo de Souza-Cardoso
20 Janeiro, 2020

Terminada a exposição"Abstração. Arte Partilhada Coleção Millennium bcp", seguem-se os trabalhos de desmontagem das 36 obras patentes e de montagem de parte da co...

Últimos dias para visitar a exposição "Abstração. Arte Partilhada Coleção Millennium bcp"
15 Janeiro, 2020

Quem ainda não teve oportunidade para visitar a exposição "Abstração. Arte Partilhada Coleção Millennium bcp", patente no espaço da exposiç&a...

Aquisição de obra de Eduardo Batarda
5 Dezembro, 2019

Na sequência da atribuição do Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso a Eduardo Batarda, foi decidido, pelo júri presidido por Raquel Henriques da Silva e pela Direcção...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 272 / 238
mmasc@cm-amarante.pt

| Política de Privacidade

| Termos e Condições

| Condições Gerais de Venda