Exposição Temporária | Julio – obra plástica, coleção Fundação Cupertino de Miranda

27 Novembro, 2014

Depois de Mário Cesariny, é Julio a ocupar a Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, com uma exposição designada “Julio – obra plástica, coleção Fundação Cupertino de Miranda”.
Constituída por cerca de quatro dezenas de trabalhos de índole surrealista, fechando-se o ciclo dedicado a esta temática, a exposição foi inaugura a 6 de dezembro e pode ser vista até 1 de março de 2015.

Julio - Nota biográfica
Julio, pseudónimo de Júlio Maria dos Reis Pereira, nascido em Vila do Conde a 1 de Novembro de 1902, irmão do poeta José Régio, Engenheiro Civil por formação, poeta e pintor por vocação. Começa a pintar a óleo em 1923. Licencia-se em Engenharia Civil pela Universidade do Porto, em 1928. Frequenta a Escola de Belas-Artes, como aluno voluntário durante 2 anos no curso de Pintura e foi ainda ilustrador da revista Presença dirigida pelo seu irmão.
Faleceu a 17 de Janeiro de 1983, em Vila do Conde com 81 anos.
Separado o pintor do poeta desde o próprio nome de adoção com presença, cada um deles, nos mundos da História da Arte e da Literatura, o poeta aparece ligado à poética do presencismo, enquanto o pintor costuma ser lembrado pela sua obra numa linha que o conduziu do Expressionismo ao Surrealismo.
Críticos atentos já assinalaram na sua obra o diálogo fraternal entre poesia e pintura, aliadas à música e ao silêncio que é também dela, o que obriga a lembrar que essa obra se inscreve na tradição moderna ou romântica da luta pelo absoluto no conhecimento e no sentimento.

 

Para visualizar a galeria de imagens clique na imagem

Julio
Forma, 1935
Óleo sobre cartão prensado
79,5 x 62,1 cm
Coleção Fundação Cupertino de Miranda


Vídeo da Exposição Temporária | Julio – obra plástica, coleção Fundação Cupertino de Miranda.
© RioTV

 

 

De 21 a 24 de janeiro: Entrada gratuita no Museu Amadeo de Souza-Cardoso
20 Janeiro, 2020

Terminada a exposição"Abstração. Arte Partilhada Coleção Millennium bcp", seguem-se os trabalhos de desmontagem das 36 obras patentes e de montagem de parte da co...

Últimos dias para visitar a exposição "Abstração. Arte Partilhada Coleção Millennium bcp"
15 Janeiro, 2020

Quem ainda não teve oportunidade para visitar a exposição "Abstração. Arte Partilhada Coleção Millennium bcp", patente no espaço da exposiç&a...

Aquisição de obra de Eduardo Batarda
5 Dezembro, 2019

Na sequência da atribuição do Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso a Eduardo Batarda, foi decidido, pelo júri presidido por Raquel Henriques da Silva e pela Direcção...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 272 / 238
mmasc@cm-amarante.pt

| Política de Privacidade

| Termos e Condições

| Condições Gerais de Venda