Ateliês | Workshops | Oficinas // 2025
 

3 de março de 2025 | Workshop "O Carnaval e as Tradições Arquivadas"

Hora: 9h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00
Local: Arquivo Municipal
Público-alvo: 10 a 18 anos (limitado a 15 participantes)
Custo: 1 euro
Inscrição: Online
Descrição: Os jovens foram desafiados a criar, de forma lúdica e criativa, representações dos Sassaricos, integrando aspetos históricos e culturais que definem a identidade carnavalesca local.
O workshop proporcionou uma experiência única que capacitou os jovens a conectarem-se com as suas raízes e a celebrarem a vibrante tradição de Amarante.
 


3 de março de 2025 | Oficina Criativa "Família"

Hora: 15h00 (duração de 1h)
Local: Solar dos Magalhães
Público-alvo: bebés/crianças (com 1 acompanhante), dos 2 aos 5 anos – limitado a 20 participantes
Participantes: 19 crianças (acompanhadas por 19 adultos)
Inscrição: Gratuita, online
Descrição: Esta atividade pretendeu incentivar os bebés/crianças a desenvolver a sua criatividade através de artes visuais, teatro e da música e, ao mesmo tempo, criar memórias. 


3 de março de 2025 | Workshop de Carnaval "Hoje Há Palhaços!"

Hora: 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Local: Biblioteca Municipal – Pólo de Vila Meã
Público-alvo: Crianças dos 6 aos 12 anos (limitado a 15 participantes)
Inscrição: Online
Custo: 1 euro
Descrição: Inspirado no livro "Hoje há Palhaços" de António Torrado e Maria Alberta Menéres, o workshop propôs atividades criativas e educativas que exploraram o mundo do circo, promovendo a imaginação, a expressão artística e o trabalho em equipa.    

 

14 a 17 de abril de 2025 | Ateliê de Páscoa "Descobrindo Lições com A Galinha dos Ovos de Ouro"

 

Hora: 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Local: Biblioteca – Pólo Vila Meã
Público-alvo: 6 aos 12 anos (limitado a 15 participantes)
Custo: 1 euro/dia
Inscrição: Online
Descrição: Inspirado no livro "A Galinha dos Ovos de Ouro", de Luísa Ducla Soares, a atividade incluiu a apresentação do livro e uma leitura interativa com os participantes, seguida de uma compreensão e discussão sobre os temas abordados tais como a ganância. Foram desenvolvidas atividades lúdicas, promovendo o enriquecimento da experiência educacional dos participantes, a expressão artística, o trabalho em equipa e estimulando o espírito crítico e criativo de cada um.

 

14 a 17 de abril de 2025 | Ateliê de Páscoa "O Doce Solar – Amarante ao Tempo das Invasões Napoleónicas"

 

Hora: 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00
Local: Solar dos Magalhães
Público-alvo: 6 aos 12 anos (limitado a 15 participantes)
Custo: 1 euro/dia
Inscrição: Online
Descrição: Tendo por cenário um dos lugares mais emblemáticos deste momento histórico (o Solar dos Magalhães), os participantes tiveram a oportunidade  de desenvolver algumas das suas aptidões no domínio da expressão plástica, do desenho de paisagem, de caligrafia e da doçaria regional, bem como de outras atividades, tais como, os passeios ao ar livre, a contemplação da natureza e os jogos tradicionais.

 

23 de abril de 2025 | Hora do conto "A menina que se sentia esquisita"

 

Hora: 1.ª Sessão 10h00 – 12h00 / 2.ª Sessão 14h00 – 16h00
Local: Biblioteca Municipal Albano Sardoeira
Público-alvo: Sessões para alunos do 1.º ciclo, dos 6 aos 10 anos (limitadas a 50 participantes)
Inscrição: Gratuita, online
Descrição: O livro “A menina que se sentia esquisita”, da autora Analu Carvalho, foi o mote para que, no dia 23 de abril, se comemore o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor com duas sessões especiais de Hora do Conto do referido livro, realizadas pela autora, proporcionando momentos mágicos de leitura e interação.

18 maio 2025 | WORKSHOP "Memórias que nos unem"

Hora: 10h00-11h30
Local: Solar dos Magalhães
Inscrição: Obrigatória, online
Público: Comunidade em geral
Descrição: Este workshop, dirigido ao público em geral e integrado nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, propôs a exploração da identidade e da memória comunitária através de uma abordagem prática.
Baseada na experimentação, a atividade promoveu a compreensão do património cultural e da história local de forma dinâmica e envolvente, reforçando o sentido de pertença e o espírito de comunidade.

 

 

|| VOLTAR ||

 

 

 

   
por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 262 (Projeto Educativo)
mmasc@cm-amarante.pt

        

| Política de Privacidade

| Termos e Condições

| Condições Gerais de Venda on-line