Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso inaugura exposição "MUSE, Homenagem a Teixeira de Pascoaes"

18 Novembro, 2022

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso inaugura, dia 11, às 15h00, “MUSE, Homenagem a Teixeira de Pascoaes”, composta por obras de 21 artistas que responderam à open call “Cria uma obra de arte inspirada num dos poemas de Teixeira de Pascoaes”, iniciativa da Câmara de Amarante em parceria com a Galeria MUSO.

Ana Duarte, Ana Isabel de Jesus Loreto, Aurélien Doubrere, Andre Montanha, Chantal Mendes, Claudia Handem, Cristiana da Silva, Fernando Gabriel, Geraldo Eanes, Jaroslaw Mankiewicz, Joana Antunes, José Rosinhas, Maja Babic Kosir, Margarita, Miguel Uria, Patrícia Ferreira, Pedro Coutinho, Romas Tauras, Rute Pereira, Susana Carvalho e Vieira Saraiva assinam as 30 obras de pintura, desenho e fotografia selecionadas.

Lançado em julho, tendo como mote os 70 anos do desaparecimento de um dos poetas maiores do País, este desafio convidou artistas contemporâneos, nacionais e internacionais, a criarem uma obra inspirada num dos poemas de Teixeira de Pascoaes.

“Este é um dos seus desígnios no plano cultural do Município de Amarante: honrar e celebrar ‘os seus’ – no caso, homenageando o Poeta e incentivando a que a sua obra possa ser reconhecida internacionalmente”, afirma o presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar.

A diretora do departamento de Cultura do Município de Amarante, Rosário Correia Machado, lembra que “sempre que evocamos Teixeira de Pascoaes reconstituímos o seu legado. Evocar qualquer fragmento da obra do poeta amarantino é entrar no mundo do pensador que entendia o pensamento numa plenitude de cruzamentos entre múltiplas linguagens humanas que constituem uma totalidade cósmica e trans-linguística”.

As 30 obras que estarão expostas entre 11 de dezembro e 19 de fevereiro no MMASC foram escolhidas pelo júri composto pelos artistas plásticos Amber Rose e Wiola Stankiewicz; por Zuzanna Hope, da Galeria MUSO; pelo representante da Faculdade de Belas Artes do Porto, Pedro Maia; pelo professor universário especialista em Teixeira de Pascoas, António Cândido Franco; e em representação do Departamento de Cultura do Município de Amarante, Aida Guerra. 

Museu recebe “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor em Quarentena"
18 Março, 2024

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) recebe no próximo fim-de-semana, 23 e 24 de março, as exposições “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor ...

SAB’Arte partilha momentos e personalidades da História com os mais novos e as famílias
16 Janeiro, 2024

O SAB’Arte, iniciativa do Projeto Educativo do Departamento de Cultura da Câmara de Amarante, continua em 2024 com propostas para crianças e famílias, ao terce...

Encerramento temporário da loja
10 Janeiro, 2024

A Loja do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso vai estar encerrada, de 22 a 25 de janeiro, em virtude da realização do inventário. No entanto, é possível durante este per&iacut...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 262 (Projeto Educativo)
mmasc@cm-amarante.pt

        

| Política de Privacidade

| Termos e Condições

| Condições Gerais de Venda on-line