Museu Municipal apresenta exposição “António Cardoso, Diretor… ‘desde que nasci..."

28 Abril, 2022

Está patente ao público até 31 de janeiro de 2023, a exposição “António Cardoso, Diretor… ‘desde que nasci…’", no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso. Composta por obras do Professor António Cardoso doadas ao MMASC, esta mostra – que é também uma homenagem – apresenta pintura, desenho e documentos, oficiais e pessoais, que ajudarão na compreensão da mesma.

“Esta exposição é parte do justo reconhecimento ao Professor António Cardoso, que acompanhou o processo de criação do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso nas suas primeiras décadas e que o dirigiu, muito distintamente, até ao final dos seus dias”, realça José Luís Gaspar, presidente da Câmara de Amarante. Reconhecimento partilhado por Laura Castro, Diretora Regional de Cultura do Norte e próxima de António Cardoso, no texto de apresentação da exposição: "António Cardoso é parte da história deste museu. Sabia do seu papel em Amarante, conhecia de cor as suas obras, a evolução do seu espaço e do seu programa."

Recorde-se que António Cardoso faleceu em junho de 2021, aos 89 anos. Amarantino de Excelência, deixou um legado que se projeta muito além das fronteiras do concelho. Tirou o curso do Magistério Primário em 1941, estudou pintura na Academia Alvarez e frequentou a Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Apresentou programas de televisão escolar e foi realizador da Televisão Educativa e da Telescola antes de 1974. Integrou a Comissão do Ministério da Educação para a renovação do Sistema de Avaliação de Alunos do Ensino Básico e Secundário.

Licenciou-se em História, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1974, onde se viria a doutorar em História da Arte com uma tese sobre o Arq. José Marques da Silva. A partir de 1981 lecionou naquela Faculdade que representou na Comissão do Património da Câmara Municipal do Porto, entre 1996 e 2001.

Desde os anos 90 até ao seu desaparecimento, foi diretor do MMASC e foi da sua responsabilidade a edição do primeiro catálogo da coleção do museu, publicado em 1997. António Cardoso foi também pintor. Realizou diversas exposições individuais e participou em inúmeras exposições coletivas. Recebeu o Prémio dos Críticos de Arte para a Representação Portuguesa na I Bienal de Paris, de 1959.

Professor, Museólogo, conferencista e crítico de arte, António Cardoso foi membro da Associação Portuguesa de Museologia, da Associação Regional do Património Cultural e Natural e da secção portuguesa da Associação Internacional dos Críticos de Arte.

A exposição “António Cardoso, Diretor… ‘desde que nasci…’" pode ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 9h30 e as 12h30, e das 14h00 às 17h30.

Museu recebe “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor em Quarentena"
18 Março, 2024

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) recebe no próximo fim-de-semana, 23 e 24 de março, as exposições “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor ...

SAB’Arte partilha momentos e personalidades da História com os mais novos e as famílias
16 Janeiro, 2024

O SAB’Arte, iniciativa do Projeto Educativo do Departamento de Cultura da Câmara de Amarante, continua em 2024 com propostas para crianças e famílias, ao terce...

Encerramento temporário da loja
10 Janeiro, 2024

A Loja do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso vai estar encerrada, de 22 a 25 de janeiro, em virtude da realização do inventário. No entanto, é possível durante este per&iacut...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 262 (Projeto Educativo)
mmasc@cm-amarante.pt

        

| Política de Privacidade

| Termos e Condições

| Condições Gerais de Venda on-line