Amarante em meados dos anos 40: Roteiro pelas artes, património, lazer

23 Setembro, 2019

Amarante comemora no próximo dia 27 de setembro as Jornadas Europeias do Património, este ano dedicadas ao tema: “Artes, Património, Lazer”.

Desta forma, o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, organiza duas vistas orientadas ao longo de um percurso pedestre pela cidade que visa aliar as artes e o património ao lazer.

A iniciativa em causa pretende proporcionar aos participantes momentos de fruição com a Natureza associados à transmissão de uma vertente cultural que remontará aos anos 40 do século XX e ao seu traçado arquitetónico da, à época, vila de Amarante, até à atualidade.

Com início no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, a visita decorrerá sobretudo ao longo da margem pedonal esquerda do rio Tâmega. Juntando, assim, os três itens escolhidos para uma viagem que se pretende sensorial aliada à cultura.

Temas como a já referida arquitetura, o desenvolvimento urbano e a gastronomia, em especial, os “Doces de Amarante”, que alavancaram a criação das tão afamadas pastelarias amarantinas serão abordados num momento que se pretende que seja transformado num passeio para descobrir, ou, redescobrir recantos da cidade batizada com o título de a ”Princesa do Tâmega”, incorporando, desta forma, a cultura e o lazer.

As visitas decorrerão ao longo do já mencionado dia 27 de setembro e serão divididas em duas sessões: a primeira durante a manhã, entre as 10h00 e as 11h30, e a segunda durante a tarde entre as 14h30 e as 16h00.

As inscrições para assistir às referidas visitas, gratuitas, podem ser efetuadas na receção do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, no seu horário normal de funcionamento ou através do número de telefone 255 420 282, até às 17h30, do dia 26 de setembro, com limite máximo de 30 participantes.

De referir que o número mínimo de participantes para cada sessão é de 10 participantes, caso contrário as visitas não se realizarão.

Museu recebe “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor em Quarentena"
18 Março, 2024

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) recebe no próximo fim-de-semana, 23 e 24 de março, as exposições “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor ...

SAB’Arte partilha momentos e personalidades da História com os mais novos e as famílias
16 Janeiro, 2024

O SAB’Arte, iniciativa do Projeto Educativo do Departamento de Cultura da Câmara de Amarante, continua em 2024 com propostas para crianças e famílias, ao terce...

Encerramento temporário da loja
10 Janeiro, 2024

A Loja do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso vai estar encerrada, de 22 a 25 de janeiro, em virtude da realização do inventário. No entanto, é possível durante este per&iacut...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 262 (Projeto Educativo)
mmasc@cm-amarante.pt

        

| Política de Privacidade

| Termos e Condições

| Condições Gerais de Venda on-line