Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus

14 Maio, 2019

Em 2019 o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso associa-se, uma vez mais, às comemorações do Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus.

O Dia Internacional dos Museus, criado em 1977, pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), tem como objetivo promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.

Este ano, e com base na proposta lançada pelo ICOM as comemorações terão como lema: “Os museus como plataformas culturais – museus e cidadania”.

Desta forma a companhia de teatro Filandorra – Teatro do Nordeste representará uma peça, encenada por David Carvalho e baseada na obra de José Jorge Letria intitulada: “Amadeo e o Mundo às Cores”, que literal e cenicamente será levada à cena em dois atos.

O primeiro consiste em assinalar o Dia Internacional dos Museus através da representação da peça que será dirigida ao público escolar, mais concretamente ao primeiro e terceiro anos do primeiro ciclo do ensino básico provenientes de todos os estabelecimentos de ensino do concelho de Amarante. A iniciativa decorrerá ao longo dos dias 14, 15 e 16 de maio, nos espaços da exposição permanente do Museu Municipal, entre as 9h00 e as 16h00.

O segundo assinala a Noite Europeia dos Museus e a peça volta a ser levada a palco, num espetáculo gratuito, e dedicado ao público em geral decorrerá, igualmente no interior do Museu Municipal mas desta feita, na noite do próximo sábado, dia 18 de maio, a partir das 22h00.

“Amadeo e o Mundo às Cores” é a 71ª. produção da Filandorra e tem como objetivo homenagear o mestre do modernismo em Portugal e divulgar a sua obra junto ao público a partir da narrativa ficcional de José Jorge Letria, escritor e dramaturgo e presidente da Sociedade Portuguesa de Autores.

O espetáculo, que tem como fio condutor a vida de Amadeo, é construído a partir de uma fada/metáfora “com cabelos da cor do arco-íris”, que está presente em todos os momentos da vida do pintor, desde o “dia em que veio ao mundo, no frio Novembro de Manhufe”. É ela quem “anuncia” os obstáculos que surgem no percurso incompreendido do artista e chora a sua morte, assumindo uma atitude humanizada na medida em que lhe é impossível impedir o desaparecimento do amigo. Cenicamente o espetáculo percorre vários espaços do Museu com a dramatização dos momentos mais marcantes da vida do pintor.

Esta produção conta com o apoio do Ministério da Cultura/DGartes.

Museu recebe “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor em Quarentena"
18 Março, 2024

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) recebe no próximo fim-de-semana, 23 e 24 de março, as exposições “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor ...

SAB’Arte partilha momentos e personalidades da História com os mais novos e as famílias
16 Janeiro, 2024

O SAB’Arte, iniciativa do Projeto Educativo do Departamento de Cultura da Câmara de Amarante, continua em 2024 com propostas para crianças e famílias, ao terce...

Encerramento temporário da loja
10 Janeiro, 2024

A Loja do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso vai estar encerrada, de 22 a 25 de janeiro, em virtude da realização do inventário. No entanto, é possível durante este per&iacut...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 262 (Projeto Educativo)
mmasc@cm-amarante.pt

        

| Política de Privacidade

| Termos e Condições

| Condições Gerais de Venda on-line