Município de Amarante evoca centenário da morte de Amadeo

19 Outubro, 2018

Atividades têm início a 25 de outubro e prolongam-se por um ano

O Município de Amarante inicia, a 25 de outubro próximo – dia em que se completam cem anos sobre a morte de Amadeo de Souza-Cardoso, - um ciclo de atividades em torno do artista, que se prolongará até outubro de 2019 e terminará com a realização da 12ª edição do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, de periodicidade bienal.

Na tarde do dia 25 serão dadas a conhecer as linhas gerais do Programa associado à efeméride, que incluirá iniciativas promovidas pelo Município e pelo Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), ou em parceria com outras instituições.

“O centenário da morte de Amadeo de Souza-Cardoso é – escreve José Luis Gaspar, Presidente da Câmara, em convite à participação - uma data que, para o Município de Amarante configura, certamente, um acréscimo de responsabilidade, mas que representa também uma oportunidade para valorizar o legado de um dos seus nomes maiores”.

Mas, acrescenta, as iniciativas a desenvolver “só farão sentido se merecerem o envolvimento e a participação da nossa comunidade, como forma de reconhecimento pela relevância da sua obra e pela importância do nome de Amadeo, um dos maiores vultos que Amarante viu nascer”. 

Para António Cardoso, Diretor do MMASC, “recordar mais uma vez Amadeo (agora no centenário da sua morte) é exigência cultural e cívica, que só uma forte personalidade de projeção nacional e internacional convoca”, lembrando que já Almada Negreiros afirmara, que Amadeo de Souza-Cardoso era, ao tempo, “a primeira descoberta de Portugal na Europa do século XX”.

A evocação do centenário da morte de Amadeo inicia-se com a apresentação, no Ateliê da Casa do Ribeiro, em Manhufe, do livro “Amadeo, Vida e Arte”, da autoria de Luís Damásio (15:00), seguindo-se, no Salão Nobre dos Paços do Concelho (18:00), a apresentação das linhas gerais das atividades a realizar no âmbito da efeméride e do Pograma de ampliação do Museu Municipal Amadeo de Souza Cardoso, a cargo da projetista Andrea Soutinho.

Às 18:30 terá lugar a Sessão Solene Evocativa do Centenário do Falecimento de Amadeo de Souza-Cardoso e, às 22:00, terá início um Concerto em espaço da exposição permanente do MMASC.

Programadas estão já atividades para os dias 10 e 14 de novembro. Na primeira data, às 16:00, será feita, nas instalações do MMASC, a apresentação do livro de banda desenhada “Amadeo a Vida e Obra entre Amarante e Paris”, de Jorge Pinto (texto) e Eduardo Viana (ilustração). Na segunda, pelas 22:00, terá lugar, no MMASC, a estreia nacional da peça de teatro “Amadeo e o Mundo às Cores”, encenada pela companhia Filandorra – Teatro do Nordeste, a partir de obra homónima de José Jorge Letria.

 

Museu recebe “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor em Quarentena"
18 Março, 2024

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) recebe no próximo fim-de-semana, 23 e 24 de março, as exposições “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor ...

SAB’Arte partilha momentos e personalidades da História com os mais novos e as famílias
16 Janeiro, 2024

O SAB’Arte, iniciativa do Projeto Educativo do Departamento de Cultura da Câmara de Amarante, continua em 2024 com propostas para crianças e famílias, ao terce...

Encerramento temporário da loja
10 Janeiro, 2024

A Loja do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso vai estar encerrada, de 22 a 25 de janeiro, em virtude da realização do inventário. No entanto, é possível durante este per&iacut...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 262 (Projeto Educativo)
mmasc@cm-amarante.pt

        

| Política de Privacidade

| Termos e Condições

| Condições Gerais de Venda on-line