Exposição de António Bronze inaugura a 13 de outubro

3 Outubro, 2018

A Sala de Exposições Temporárias do MMASC recebe, a partir de 13 de outubro, com inauguração marcada para as 16:00, a exposição “ANTÓNIO BRONZE_DESENHOS e um painel de afetos”. Sobre esta mostra, que pode ser vista até 2 de dezembro, escreveu António Cardoso, Diretor do MMASC:

 

Diferentes tempos e lugares balizam a abordagem da Pintura, Desenho, Gravura e Cerâmica de António Bronze.

Das vivências africanas, à luz do Império, com um fundo animista (máscaras, cores e um fabuloso imaginário), a prática das Belas Artes portuenses e os seus referentes europeus, pressentindo o “museu imaginário” de Malraux, são responsáveis por uma hibridação cultural que se lhe pegava .

A cultura da viagem, em várias cumplicidades, os cenários culturais (nomeadamente o de Paris) proporcionaram ao António Bronze um multiplicado léxico, tingido por uma implícita sensualidade, um erotismo óbvio e algumas implicações sociais.

Todas as suas realizações são fortemente ancoradas no desenho expedito e seguro, com um cunho pessoal, alheio ao dos seus amigos e companheiros, como se poderá verificar no quadro geral desta exposição, seus autores, temáticas e técnicas.

Como testemunha dos vários credos, dos olhares marotos e ubíquos, cumpre-me, em nome pessoal e do Museu Amadeo de Souza-Cardoso, rememorar um Amigo e companheiro de várias errâncias europeias e bem cúmplices.

TAP homenageia Amadeo de Souza-Cardoso e surpreende passageiros a bordo de avião homónimo
15 Novembro, 2018

A TAP assinalou a 14 de novembro o aniversário de nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso, com a oferta de um kit, com produtos referentes às suas obras, a todos os Passageiros que viajaram no avi&atild...

Amadeo e o Mundo às Cores de José Jorge Letria
14 Novembro, 2018

No ano em que se assinala os 100 anos do desaparecimento de um dos rostos mais versáteis da pintura portuguesa, Amadeo de Souza-Cardoso, a Filandorra – Teatro do Nordeste estreia, a 14 de novembro (dat...

MMASC vai mostrar “Modernistas” até 13 de janeiro
26 Outubro, 2018

Inicialmente programada para estar patente ao público até 28 de outubro, a exposição “Os Modernistas – Amigos e Contemporâneos de Amadeo de Souza-Cardoso” vai ain...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 272 / 238
mmasc@cm-amarante.pt

| Política de Privacidade

| Termos e Condições