MMASC inaugura a exposição “O Surrealismo em Portugal”

14 Junho, 2018

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) inaugura, a 23 de junho, sábado, pelas 16:00, a exposição “O Surrealismo em Portugal”, da Fundação Cupertino de Miranda.
Esta mostra pode ser vista até 16 de setembro na Sala de Exposições temporárias do MMASC.

Sobre esta exposição escreveu António Cardoso, Diretor do MMASC.

Enquanto na Fundação Cupertino de Miranda, em Famalicão, se cruzam, neste momento, duas coleções (a da própria instituição e a da Fundação Calouste Gulbenkian) dando corpo ao Centro Português do Surrealismo (CPS), em Amarante, em parceria com a mesma instituição (em reiterada e grata colaboração) mostra-se a presente exposição, “O Surrealismo em Portugal”, abordando temáticas afins, praticamente com os mesmos autores e as diversas problemáticas.
Tendo na sua génese o Romantismo e o Simbolismo (de que António Carneiro se abeirara) o Surrealismo e as suas poéticas mostram-nos, na diversidade das linguagens (como já escrevemos) heranças freudianas, a implícita sexualidade (o erotismo), o humor e a ambiguidade, a ênfase do irracional, a desmesura criativa, a oscilação entre o apolíneo e o dionisíaco, como queriam, já, os gregos e Nietzsche... Numa quase intemporalidade, num combate ideológico, tantas vezes libertário.
Essa diversidade das linguagens, das poéticas e das práticas, mostram-se nos “automatismos”, nas colagens, nas “frottages”, nos acasos criativos pessoais ou coletivos.
Em paralelo ou em soluções epigonais é possível verificar, ainda, na exposição, contaminações de linguagens, sinais percetíveis de aproximações, visíveis em Amadeo de Souza-Cardoso, pela via do Dadaísmo e seu “nonsense”.

 

TAP homenageia Amadeo de Souza-Cardoso e surpreende passageiros a bordo de avião homónimo
15 Novembro, 2018

A TAP assinalou a 14 de novembro o aniversário de nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso, com a oferta de um kit, com produtos referentes às suas obras, a todos os Passageiros que viajaram no avi&atild...

Amadeo e o Mundo às Cores de José Jorge Letria
14 Novembro, 2018

No ano em que se assinala os 100 anos do desaparecimento de um dos rostos mais versáteis da pintura portuguesa, Amadeo de Souza-Cardoso, a Filandorra – Teatro do Nordeste estreia, a 14 de novembro (dat...

MMASC vai mostrar “Modernistas” até 13 de janeiro
26 Outubro, 2018

Inicialmente programada para estar patente ao público até 28 de outubro, a exposição “Os Modernistas – Amigos e Contemporâneos de Amadeo de Souza-Cardoso” vai ain...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 272 / 238
mmasc@cm-amarante.pt

| Política de Privacidade

| Termos e Condições