Sebastião Resende vence Prémio Amadeo de Souza-Cardoso

16 Outubro, 2017

O artista Sebastião Resende venceu a 11ª edição do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso (PASC), com a obra “A memória da luz não ilumina”, tendo sido escolha unânime do Júri, constituído por António Cardoso, em representação do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), Laura Castro, Lúcia Matos, João Pinharanda e Sérgio Mah.

Sebastião Resende, que vai receber 12.500,00 euros, foi um dos quatro artistas convidados pela organização para concorrerem ao PASC, sendo os restantes Alexandre Conefrey, Gonçalo Pena e Patrícia Garrido.

O “Prémio Aquisição do Grupo dos Amigos da Biblioteca Museu”, no valor de 7.500,00 euros, foi atribuído a Maria José Oliveira, pela obra “O Corpo Costelas (O Corpo Contentor)”, que passará a integrar o espólio do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC).

O Júri da 11ª edição do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso havia já atribuído, extra-concurso, ao pintor Jorge Pinheiro, o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, uma distinção que pretende consagrar a carreira daquele artista.

Em consequência, a Câmara Municipal de Amarante, fará a aquisição de uma ou mais obras de Jorge Pinheiro, até ao montante máximo de 25.000,00 euros, sendo ainda o pintor convidado a realizar uma exposição de obras suas em espaço nobilitador do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, com catálogo apropriado.

A entrega dos prémios referentes à 11ª edição do PASC será feita em Sessão Solene que decorrerá a 18 de novembro.

A Exposição do PASC pode ser vista entre 18 de novembro de 2017 e 25 de março de 2018.

MMASC cede obras para a exposição “Pessoa. Toda arte é uma forma de literatura”
5 Fevereiro, 2018

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) cedeu um conjunto de obras ao “Museo Reina Sofia”, de Madrid, para a exposição Pessoa. Toda a arte é uma forma de l...

Workshop: Máscaras vivas
24 Janeiro, 2018

O Carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo.

Entre nós, no passado, as pessoas “jogavam” umas nas outras água, ovos e farinh...

Amarante além-fronteiras | Museu atrai cada vez mais visitantes
9 Janeiro, 2018

Depois do aumento de afluência registado em anos anteriores, 2017 consagra o crescimento dos visitantes do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) que assistiu a um acréscimo de cerca de 17 por...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 272
+351 255 420 238
mmasc@cm-amarante.pt