MMASC mostra fotografias de Eduardo Teixeira Pinto

11 Setembro, 2017

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) mostra, a partir de 16 de setembro, a exposição “Aos olhos de Eduardo”. Organizada pela Fundação Vicente Risco e pela Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto, a mostra é constituída por 80 fotografias e pode ser vista até 29 de outubro.

Muitas vezes premiado ao longo da sua vida, Eduardo Teixeira Pinto foi, no dizer de José Luís Gaspar, Presidente da Câmara Municipal de Amarante, “um mestre na arte de fotografar o quotidiano de um povo, marcando várias gerações na Terra onde viveu e de onde, aliás, nunca quis sair. Ele foi, acima de tudo, um amante de Amarante que perscrutou até ao mais intimo recanto, deixando um legado documental indiscutível e incalculável”.

“Amadeo de Souza-Cardoso vive na beleza dos seus quadros, Teixeira de Pascoaes na eloquência das suas palavras, mas também Eduardo Teixeira Pinto viverá para sempre nas magníficas e esplêndidas imagens que nos legou”, escreve, ainda, José Luís Gaspar.

 

Eduardo Teixeira Pinto nasceu na freguesia de S. Gonçalo, Amarante, em 1933. Começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia, nos cinco continentes.

Foi membro ativo de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente a Associação Fotográfica do Porto, o Grupo Câmara (Coimbra) e a Associação Fotográfica do Sul (Évora).

Herdou do seu pai, também fotógrafo, o prazer de fotografar. A sua longa experiência de toda uma vida e o seu olhar poético sobre a realidade fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX.

A sua obra aborda diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana, que tão bem soube conciliar.

Com fotografias como «Rodopio», «Igreja de S. Gonçalo», «De Regresso», «Tema de Pintores», «Matinal» e «Quietude», entre outras, obteve inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio de Camões (1960), uma das mais altas distinções a nível nacional.

Falecido em 2009, Eduardo Teixeira Pinto era avesso a homenagens e distinções. Deixou um espólio fotográfico de valor incalculável, de que faz também parte uma vasta coleção de máquinas fotográficas, algumas das quais dignas de catalogação museológica.

Museu recebe “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor em Quarentena"
18 Março, 2024

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) recebe no próximo fim-de-semana, 23 e 24 de março, as exposições “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor ...

SAB’Arte partilha momentos e personalidades da História com os mais novos e as famílias
16 Janeiro, 2024

O SAB’Arte, iniciativa do Projeto Educativo do Departamento de Cultura da Câmara de Amarante, continua em 2024 com propostas para crianças e famílias, ao terce...

Encerramento temporário da loja
10 Janeiro, 2024

A Loja do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso vai estar encerrada, de 22 a 25 de janeiro, em virtude da realização do inventário. No entanto, é possível durante este per&iacut...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 262 (Projeto Educativo)
mmasc@cm-amarante.pt

        

| Política de Privacidade

| Termos e Condições

| Condições Gerais de Venda on-line