Escola Básica das Matas trabalha Amadeo

6 Junho, 2017

Os alunos do 3º ano da Escola Básica das Matas, integrada no Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, em Vila Nova de Gaia, estudaram Amadeo de Souza-Cardoso, realizando, depois, um trabalho final sobre obras do artista.

De acordo com Fernanda Seixas, professora da turma, o trabalho surgiu no âmbito da leitura/reflexão da obra “Amadeo de Souza-Cardoso - Tenho mais fases que a lua”, de João Manuel Ribeiro. Trata-se de uma obra biográfica que percorre a vida e as vivências daquele que muitos consideram o mais inovador artista plástico português. O escritor esteve na escola no mês de maio, cada turma ficou responsável por uma obra, devendo apresentar o resultado final ao autor.

Segundo a docente, a seleção do livro de João Manuel Ribeiro aconteceu por vários motivos: “um dos conteúdos, na área de Português, é o estudo de biografias; em Expressão Plástica, a aplicação de novas técnicas de desenho/pintura; a Oferta Complementar, este ano letivo, é Expressão Artística. Como já vai sendo hábito, no nosso agrupamento, a permanente consciencialização das crescentes exigências educativas conduz à diversificação e usufruto de ofertas pedagógico-didáticas complementares ao currículo regular, valiosas senão essenciais”, disse.

Sobre a metodologia utilizada na construção dos trabalhos, explicou Fernanda Seixas: “numa primeira aula, os alunos leram a biografia e observaram alguns quadros/pinturas, surgindo-se um debate. Num outro momento, cada aluno recebeu uma folha branca com um pequeno recorte de uma pintura do artista e o objetivo era fazer a técnica ‘desenho através da obra de arte’ ou técnica do alongamento, ou seja, os alunos alongaram os traços da pintura, surgindo no final uma pintura conjunta Amadeo/aluno”.

Da Escola das Matas, disse aquela docente: “somos uma escola que fomenta projetos pedagógicos dinâmicos, que se articulam entre si, ampliando os conhecimentos dos alunos e proporcionando um conjunto diversificado de oportunidades de aprendizagem nas diferentes áreas do saber. Acreditamos que o esforço que temos vindo a fazer no investimento da qualidade da educação está e vai produzir os seus efeitos”, concluiu.

A turma do 3º A da Escola das Matas prepara, agora, uma visita ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), onde os alunos poderão tomar contacto com as obras de Amadeo e aprofundar os seus conhecimentos sobre o pintor, a sua obra e a arte moderna em geral.

 

 

Museu recebe “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor em Quarentena"
18 Março, 2024

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) recebe no próximo fim-de-semana, 23 e 24 de março, as exposições “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor ...

SAB’Arte partilha momentos e personalidades da História com os mais novos e as famílias
16 Janeiro, 2024

O SAB’Arte, iniciativa do Projeto Educativo do Departamento de Cultura da Câmara de Amarante, continua em 2024 com propostas para crianças e famílias, ao terce...

Encerramento temporário da loja
10 Janeiro, 2024

A Loja do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso vai estar encerrada, de 22 a 25 de janeiro, em virtude da realização do inventário. No entanto, é possível durante este per&iacut...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 262 (Projeto Educativo)
mmasc@cm-amarante.pt

        

| Política de Privacidade

| Termos e Condições

| Condições Gerais de Venda on-line