Escola Básica das Matas trabalha Amadeo

6 Junho, 2017

Os alunos do 3º ano da Escola Básica das Matas, integrada no Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, em Vila Nova de Gaia, estudaram Amadeo de Souza-Cardoso, realizando, depois, um trabalho final sobre obras do artista.

De acordo com Fernanda Seixas, professora da turma, o trabalho surgiu no âmbito da leitura/reflexão da obra “Amadeo de Souza-Cardoso - Tenho mais fases que a lua”, de João Manuel Ribeiro. Trata-se de uma obra biográfica que percorre a vida e as vivências daquele que muitos consideram o mais inovador artista plástico português. O escritor esteve na escola no mês de maio, cada turma ficou responsável por uma obra, devendo apresentar o resultado final ao autor.

Segundo a docente, a seleção do livro de João Manuel Ribeiro aconteceu por vários motivos: “um dos conteúdos, na área de Português, é o estudo de biografias; em Expressão Plástica, a aplicação de novas técnicas de desenho/pintura; a Oferta Complementar, este ano letivo, é Expressão Artística. Como já vai sendo hábito, no nosso agrupamento, a permanente consciencialização das crescentes exigências educativas conduz à diversificação e usufruto de ofertas pedagógico-didáticas complementares ao currículo regular, valiosas senão essenciais”, disse.

Sobre a metodologia utilizada na construção dos trabalhos, explicou Fernanda Seixas: “numa primeira aula, os alunos leram a biografia e observaram alguns quadros/pinturas, surgindo-se um debate. Num outro momento, cada aluno recebeu uma folha branca com um pequeno recorte de uma pintura do artista e o objetivo era fazer a técnica ‘desenho através da obra de arte’ ou técnica do alongamento, ou seja, os alunos alongaram os traços da pintura, surgindo no final uma pintura conjunta Amadeo/aluno”.

Da Escola das Matas, disse aquela docente: “somos uma escola que fomenta projetos pedagógicos dinâmicos, que se articulam entre si, ampliando os conhecimentos dos alunos e proporcionando um conjunto diversificado de oportunidades de aprendizagem nas diferentes áreas do saber. Acreditamos que o esforço que temos vindo a fazer no investimento da qualidade da educação está e vai produzir os seus efeitos”, concluiu.

A turma do 3º A da Escola das Matas prepara, agora, uma visita ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), onde os alunos poderão tomar contacto com as obras de Amadeo e aprofundar os seus conhecimentos sobre o pintor, a sua obra e a arte moderna em geral.

 

 

Loja do MMASC aberta também às segundas-feiras
10 Dezembro, 2018

Embora o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), em Amarante, esteja encerrado às segundas-feiras, a sua loja manter-se-á aberta naqueles dias da semana, a 10 e a 17 de dezembro.

O ...

TAP homenageia Amadeo de Souza-Cardoso e surpreende passageiros a bordo de avião homónimo
15 Novembro, 2018

A TAP assinalou a 14 de novembro o aniversário de nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso, com a oferta de um kit, com produtos referentes às suas obras, a todos os Passageiros que viajaram no avi&atild...

Amadeo e o Mundo às Cores de José Jorge Letria
14 Novembro, 2018

No ano em que se assinala os 100 anos do desaparecimento de um dos rostos mais versáteis da pintura portuguesa, Amadeo de Souza-Cardoso, a Filandorra – Teatro do Nordeste estreia, a 14 de novembro (dat...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 272 / 238
mmasc@cm-amarante.pt

| Política de Privacidade

| Termos e Condições