Christophe Fonseca leva Amadeo ao MoMA de Nova Iorque

4 Abril, 2017

O Arte Institute, em parceria com “Les Films de L`Odyssée” e “Imagina Produções”, apresenta, a 8 de abril, no MoMA – Musem of Modern Art de Nova Iorque, a première do filme “Amadeo Souza Cardoso: O último Segredo da Arte Moderna”.

A Apresentação do filme faz parte do programa do Arte Institute e tem como objetivo promover o cinema português, os novos realizadores e o trabalho de Amadeo Souza Cardoso. O evento vai contar com a presença do realizador Christophe Fonseca e do produtor Ruben Alves.

“Amadeo Souza Cardoso: o último Segredo da Arte Moderna” é um documentário que traça o percurso do pintor português, que se propõe descobrir a sua obra fulgurante, de quem se diz ser “o segredo mais bem guardado do primeiro modernismo”.

Considerado como um dos artistas mais talentosos da sua geração, íntimo de Modigliani, Brancusi e do casal Sonia e Robert Delaunay, Amadeo de Souza Cardoso expôs em Berlim, Paris e na Armory Show, em Nova Iorque, ao lado dos maiores do seu tempo: Braque, Picasso, Duchamp, Matisse, Kandinsky e Léger, sempre recusando qualquer etiqueta.

Em vida conhece um grande sucesso da crítica, mas a sua morte precoce mergulhou-o no esquecimento durante mais de 50 anos.

O documentário sobre Amadeo que Nova Iorque agora vai ver foi exibido em Amarante, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em ante-estreia, na Primavera de 2016.

Christophe Fonseca é um realizador e produtor luso-francês na área de cinema, documentário e grande reportagem. Depois de uma formação em belas artes, estudou jornalismo e cinema em Paris. Criou, em 2007, “Les Films de l’Odyssée”, hoje uma produtora de referência em França.

O seu filme mais recente, “Amadeo de Souza Cardoso, o último segredo da arte moderna”, realizado no âmbito da exposição do Grand Palais, já foi visto por um milhão de telespetadores em França e Portugal. Parte, agora, para o continente Americano e será difundido em 180 países com o objetivo de promover e dar a conhecer a nível internacional um dos mais emblemáticos artistas portugueses.

A sua filmografia acumulou um total de 200 milhões de espectadores, um recorde que confere a Christophe Fonseca um estatuto de influência na aérea da comunicação. Uma posição que o realizador utiliza na divulgação da cultura portuguesa, da qual se tornou um embaixador.

Loja do MMASC aberta também às segundas-feiras
10 Dezembro, 2018

Embora o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), em Amarante, esteja encerrado às segundas-feiras, a sua loja manter-se-á aberta naqueles dias da semana, a 10 e a 17 de dezembro.

O ...

TAP homenageia Amadeo de Souza-Cardoso e surpreende passageiros a bordo de avião homónimo
15 Novembro, 2018

A TAP assinalou a 14 de novembro o aniversário de nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso, com a oferta de um kit, com produtos referentes às suas obras, a todos os Passageiros que viajaram no avi&atild...

Amadeo e o Mundo às Cores de José Jorge Letria
14 Novembro, 2018

No ano em que se assinala os 100 anos do desaparecimento de um dos rostos mais versáteis da pintura portuguesa, Amadeo de Souza-Cardoso, a Filandorra – Teatro do Nordeste estreia, a 14 de novembro (dat...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 272 / 238
mmasc@cm-amarante.pt

| Política de Privacidade

| Termos e Condições