Christophe Fonseca leva Amadeo ao MoMA de Nova Iorque

4 Abril, 2017

O Arte Institute, em parceria com “Les Films de L`Odyssée” e “Imagina Produções”, apresenta, a 8 de abril, no MoMA – Musem of Modern Art de Nova Iorque, a première do filme “Amadeo Souza Cardoso: O último Segredo da Arte Moderna”.

A Apresentação do filme faz parte do programa do Arte Institute e tem como objetivo promover o cinema português, os novos realizadores e o trabalho de Amadeo Souza Cardoso. O evento vai contar com a presença do realizador Christophe Fonseca e do produtor Ruben Alves.

“Amadeo Souza Cardoso: o último Segredo da Arte Moderna” é um documentário que traça o percurso do pintor português, que se propõe descobrir a sua obra fulgurante, de quem se diz ser “o segredo mais bem guardado do primeiro modernismo”.

Considerado como um dos artistas mais talentosos da sua geração, íntimo de Modigliani, Brancusi e do casal Sonia e Robert Delaunay, Amadeo de Souza Cardoso expôs em Berlim, Paris e na Armory Show, em Nova Iorque, ao lado dos maiores do seu tempo: Braque, Picasso, Duchamp, Matisse, Kandinsky e Léger, sempre recusando qualquer etiqueta.

Em vida conhece um grande sucesso da crítica, mas a sua morte precoce mergulhou-o no esquecimento durante mais de 50 anos.

O documentário sobre Amadeo que Nova Iorque agora vai ver foi exibido em Amarante, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em ante-estreia, na Primavera de 2016.

Christophe Fonseca é um realizador e produtor luso-francês na área de cinema, documentário e grande reportagem. Depois de uma formação em belas artes, estudou jornalismo e cinema em Paris. Criou, em 2007, “Les Films de l’Odyssée”, hoje uma produtora de referência em França.

O seu filme mais recente, “Amadeo de Souza Cardoso, o último segredo da arte moderna”, realizado no âmbito da exposição do Grand Palais, já foi visto por um milhão de telespetadores em França e Portugal. Parte, agora, para o continente Americano e será difundido em 180 países com o objetivo de promover e dar a conhecer a nível internacional um dos mais emblemáticos artistas portugueses.

A sua filmografia acumulou um total de 200 milhões de espectadores, um recorde que confere a Christophe Fonseca um estatuto de influência na aérea da comunicação. Uma posição que o realizador utiliza na divulgação da cultura portuguesa, da qual se tornou um embaixador.

MMASC aberto ao público na terça-feira de Carnaval
28 Fevereiro, 2019

Na próxima terça-feira dia 05 de março, data em que se celebra o Carnaval, o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso estará aberto ao público, no seu horário habitual de fu...

Museu expõe a Procissão Corpus Christi e Cosinha da Casa de Manhufe
26 Fevereiro, 2019

No âmbito do Programa Evocativo do Centenário da Morte de Amadeo de Souza-Cardoso, o Museu acolhe, até ao próximo dia 26 de abril, mais duas obras do percursor modernista, intituladas &ld...

Museu reforça o seu posicionamento com novo aumento de visitantes em 2018
28 Janeiro, 2019

No ano que ficou marcado pela Evocação do Centenário da Morte de Amadeo de Souza-Cardoso, o Museu Municipal voltou a afirmar-se, registando um acréscimo de cerca de 17 por cento do n&uac...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 272 / 238
mmasc@cm-amarante.pt

| Política de Privacidade

| Termos e Condições