Município manda restaurar painéis retabulares “Vida de Virgem Maria”

18 Fevereiro, 2017

O município de Amarante contratou o restauro de dois painéis retabulares, maneiristas, do séc. XVI, que integravam um conjunto de cinco, pertencentes ao retábulo de um templo. De origem e proveniência desconhecidas, os painéis, designados de “Anunciação” e “Apresentação do Menino Jesus no Templo”, integram o espólio do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC).

Aquelas duas obras necessitavam de uma intervenção urgente ao nível de limpeza, consolidação, desinfestação e reintegração cromática. Somente após esta intervenção será possível contemplá-las na sua plenitude, uma vez que as superfícies cromáticas, em resultado do envelhecimento natural das camadas de proteção, se apresentam bastante escurecidas.

O maneirismo, em Portugal, é um movimento artístico marcado por influências italianas, flamengas e castelhanas, que contrapõe os valores clássicos do renascimento pelo recurso a perspetivas bizarras, pelo alongamento das figuras humanas e pelo recurso ao escorço, evidenciando-se algum dramatismo nas representações, que será amplamente difundido no movimento sequente, ou seja, o Barroco.

 

MMASC mostra fotografias de Eduardo Teixeira Pinto
11 Setembro, 2017

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) mostra, a partir de 16 de setembro, a exposição “Aos olhos de Eduardo”. Organizada pela Fundação Vicente Risco e pela Associ...

Jorge Pinheiro é artista consagrado do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso
4 Setembro, 2017

O Júri da 11ª edição do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso atribuiu, extra-concurso, ao pintor Jorge Pinheiro, o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, uma distinçã...

Workshops de ilustração
18 Agosto, 2017

WORKSHOPS DE ILUSTRAÇÃO PARA ADULTOS, CRIANÇAS E FAMÍLIAS

As Oficinas da 1ªBIISA são dirigidas a Adultos, Crianças (até aos 18 anos) e Famílias...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 272
+351 255 420 238
mmasc@cm-amarante.pt