Mais de seis dezenas de jovens frequentaram ateliês de verão no MMASC

31 Agosto, 2016

Em tempo de férias escolares, o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) lançou às crianças e jovens com idades entre os 6 e os 15 anos o desafio de partirem à descoberta de Amarante, explorando alguns dos locais mais icónicos da cidade.

Nesse sentido, foram “construídos” três ateliês, o primeiro dos quais decorreu entre 25 e 29 de julho, o segundo de 22 a 26 de agosto, tendo o terceiro tido início a 29 de agosto, decorrendo até 2 de setembro. 
A proposta feita pelo MMASC aos participantes nos ateliês era a de, genericamente, conhecerem melhor a sua terra, com atividades na Igreja do Convento de S. Gonçalo, onde a sugestão era regressar à Idade Média e às práticas copistas dos monges de então; fazer exploração arqueológica na ruína da Capela de Santa Clara; experimentar a escultura no Solar dos Magalhães e vestir a pele de artista plástico no Museu Amadeo de Souza-Cardoso.
Finalmente, era-lhes sugerido “olhar com olhos de ver” as ruas da cidade, “num estímulo à descoberta e registo de objetos, pormenores, de ‘coisas’ com as quais nos cruzamos todos os dias, mas que não vemos ou nos passam despercebidas”.
Desafio aceite, foram muitas as inscrições (mais de seis dezenas), tendo-se constituído grupos de meninas e meninos empenhados, que levaram para casa uma iluminura da letra inicial do seu primeiro nome, o brasão da família, uma ficha de arqueólogo e respetivo achado, uma cópia de uma pintura de Amadeo e um caderno de explorador com desenhos e texturas das ruas de Amarante.
Pelo entusiasmo posto nos trabalhos que foram desenvolvidos, os Serviços Educativos do MMASC agradecem a participação de todos, enquanto preparam o próximo encontro, em nova pausa escolar. Aos encarregados de educação sugere-se a subscrição da Newsletter do MMASC (em www.amadeosouza-cardoso.pt), através da qual são divulgadas novas iniciativas.

Museu recebe “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor em Quarentena"
18 Março, 2024

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) recebe no próximo fim-de-semana, 23 e 24 de março, as exposições “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor ...

SAB’Arte partilha momentos e personalidades da História com os mais novos e as famílias
16 Janeiro, 2024

O SAB’Arte, iniciativa do Projeto Educativo do Departamento de Cultura da Câmara de Amarante, continua em 2024 com propostas para crianças e famílias, ao terce...

Encerramento temporário da loja
10 Janeiro, 2024

A Loja do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso vai estar encerrada, de 22 a 25 de janeiro, em virtude da realização do inventário. No entanto, é possível durante este per&iacut...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 262 (Projeto Educativo)
mmasc@cm-amarante.pt

        

| Política de Privacidade

| Termos e Condições

| Condições Gerais de Venda on-line