Mais de seis dezenas de jovens frequentaram ateliês de verão no MMASC

31 Agosto, 2016

Em tempo de férias escolares, o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) lançou às crianças e jovens com idades entre os 6 e os 15 anos o desafio de partirem à descoberta de Amarante, explorando alguns dos locais mais icónicos da cidade.

Nesse sentido, foram “construídos” três ateliês, o primeiro dos quais decorreu entre 25 e 29 de julho, o segundo de 22 a 26 de agosto, tendo o terceiro tido início a 29 de agosto, decorrendo até 2 de setembro. 
A proposta feita pelo MMASC aos participantes nos ateliês era a de, genericamente, conhecerem melhor a sua terra, com atividades na Igreja do Convento de S. Gonçalo, onde a sugestão era regressar à Idade Média e às práticas copistas dos monges de então; fazer exploração arqueológica na ruína da Capela de Santa Clara; experimentar a escultura no Solar dos Magalhães e vestir a pele de artista plástico no Museu Amadeo de Souza-Cardoso.
Finalmente, era-lhes sugerido “olhar com olhos de ver” as ruas da cidade, “num estímulo à descoberta e registo de objetos, pormenores, de ‘coisas’ com as quais nos cruzamos todos os dias, mas que não vemos ou nos passam despercebidas”.
Desafio aceite, foram muitas as inscrições (mais de seis dezenas), tendo-se constituído grupos de meninas e meninos empenhados, que levaram para casa uma iluminura da letra inicial do seu primeiro nome, o brasão da família, uma ficha de arqueólogo e respetivo achado, uma cópia de uma pintura de Amadeo e um caderno de explorador com desenhos e texturas das ruas de Amarante.
Pelo entusiasmo posto nos trabalhos que foram desenvolvidos, os Serviços Educativos do MMASC agradecem a participação de todos, enquanto preparam o próximo encontro, em nova pausa escolar. Aos encarregados de educação sugere-se a subscrição da Newsletter do MMASC (em www.amadeosouza-cardoso.pt), através da qual são divulgadas novas iniciativas.

MMASC aberto ao público na terça-feira de Carnaval
28 Fevereiro, 2019

Na próxima terça-feira dia 05 de março, data em que se celebra o Carnaval, o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso estará aberto ao público, no seu horário habitual de fu...

Museu expõe a Procissão Corpus Christi e Cosinha da Casa de Manhufe
26 Fevereiro, 2019

No âmbito do Programa Evocativo do Centenário da Morte de Amadeo de Souza-Cardoso, o Museu acolhe, até ao próximo dia 26 de abril, mais duas obras do percursor modernista, intituladas &ld...

Museu reforça o seu posicionamento com novo aumento de visitantes em 2018
28 Janeiro, 2019

No ano que ficou marcado pela Evocação do Centenário da Morte de Amadeo de Souza-Cardoso, o Museu Municipal voltou a afirmar-se, registando um acréscimo de cerca de 17 por cento do n&uac...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 272 / 238
mmasc@cm-amarante.pt

| Política de Privacidade

| Termos e Condições