Mais de 73 mil pessoas visitaram Amadeo no Grand Palais

12 Agosto, 2016

A exposição dedicada a Amadeo de Souza-Cardoso no Grand Palais, em Paris, teve 73.337 visitantes, uma média de 949 por dia, segundo dados da instituição. A mostra ocupou mil metros quadrados e reuniu cerca de 300 obras em pintura, desenho, gravura e fotografia de Amadeo e de autores do seu círculo próximo, como Brancusi, Modigliani, Robert e Sonia Delaunay.

Apresentada numa das salas mais emblemáticas e mais visitadas da capital parisiense, a exposição constituiu uma grande oportunidade para revelar internacionalmente “um dos segredos mais bem guardados da arte moderna”, citando o historiador de arte norte-americano Robert Loescher.

“A taxa de satisfação dos visitantes foi particularmente elevada: 96% disseram estar satisfeitos e 44% indicaram que ultrapassou as expectativas", indicou o gabinete de imprensa do Grand Palais.

Recorde-se que para esta exposição o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) contribuiu com 20 peças da sua exposição permanente, entre pinturas, desenhos e caricaturas, correspondentes a diferentes fases da vida artística de Amadeo. Todas as obras regressaram ao Museu e encontram-se em exposição nas salas da Coleção Permanente.

A exposição foi organizada pela Réunion des Musées Nationaux et du Grand Palais des Champs-Élysées e a Fundação Calouste Gulbenkian, que detém grande parte do acervo do artista nascido em Amarante. Comissariada por Helena de Freitas, da Gulbenkian e uma das maiores especialistas da obra de Amadeo, a mostra teve como objetivo dar a conhecer um artista que teve uma vida curta e intensa, tendo falecido com apenas 30 anos, em 1918, de gripe pneumónica.

Amadeo de Souza-Cardoso, figura ímpar da vanguarda modernista parisiense, deixou uma obra fulgurante, cúmplice de todas as revoluções estéticas do seu tempo e, simultaneamente, absolutamente única e original. A sua morte prematura afastou-o da consagração artística e da história de arte internacional. Embora tenha morrido jovem, Amadeo de Souza-Cardoso viveu em Paris, de 1906 a 1914, onde teve contactos com os modernistas, e chegou a exibir e a vender o seu trabalho na capital francesa, nos Estados Unidos, na Alemanha e na Áustria.

Museu recebe “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor em Quarentena"
18 Março, 2024

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) recebe no próximo fim-de-semana, 23 e 24 de março, as exposições “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor ...

SAB’Arte partilha momentos e personalidades da História com os mais novos e as famílias
16 Janeiro, 2024

O SAB’Arte, iniciativa do Projeto Educativo do Departamento de Cultura da Câmara de Amarante, continua em 2024 com propostas para crianças e famílias, ao terce...

Encerramento temporário da loja
10 Janeiro, 2024

A Loja do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso vai estar encerrada, de 22 a 25 de janeiro, em virtude da realização do inventário. No entanto, é possível durante este per&iacut...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 262 (Projeto Educativo)
mmasc@cm-amarante.pt

        

| Política de Privacidade

| Termos e Condições

| Condições Gerais de Venda on-line