Maria Imaginário expõe no MMASC até 10 de julho

20 Maio, 2016

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso inaugura a 28 de maio, sábado, pelas 16:00, a exposição “A mind of its own”, de Maria Imaginário, que pode ser vista até 10 de julho no primeiro piso do Claustro Velho.

Maria Imaginário (1985), artista visual e ilustradora, tornou-se conhecida quando, a partir de 2005, começou a pintar gelados e outras guloseimas coloridas em edifícios devolutos de Lisboa. Desde então, desenvolveu um universo visual requintado, profundamente pessoal, de natureza narrativa, assente numa linguagem original, com um toque agridoce, dando vida a uma profusão de personagens e histórias emotivas, acetinadas com uma enganadora camada de aparente candura e eivadas com humor e ironia. Trabalhando numa pluralidade de suportes, tem apresentado o seu trabalho em exposições individuais e coletivas desde 2008.

A sua obra chega agora a Amarante com “A mind of its own”, uma mostra na qual, segundo Miguel Moore, “partindo das suas observações e vivência pessoal, Maria Imaginário apresenta uma reflexão intimista sobre o modo como opera o inefável fluxo de pensamentos que pulula nas nossas mentes, onde razão e sentimentos, ideias e inspiração, ora se completam ora se digladiam, competindo pela nossa atenção – uma exuberância em tudo onírica e mirabolante que, frequentemente, aparenta ter espírito e vida próprios”.

“Ao partilhar connosco o maravilhoso mundo que fervilha na sua mente, que se abre e se replica, que se alimenta e faz germinar, continua Miguel Moore, Maria Imaginário ilustra em “A Mind of its Own” a multiplicidade de estímulos, interiores e exteriores, assim como processos mentais e criativos que dão vida e forma ao seu imaginário pessoal. Apresentando-se como um encenação de contornos fantásticos, a materialização desta consciência surge sob a forma de curtos trechos narrativos habitados por um elenco de pequenas personagens travessas, amáveis e quiméricas que personificam esta torrente contínua de esforço e contemplação, de prazer e ansiedade – das pinturas plenas de intricados e delicados detalhes, às peças escultóricas e instalação central onde a expressão deste mundo de coloridas figuras que vive e brota da sua mente adquire profundidade e substância material e desfila, de forma cândida mas cúmplice, perante os nossos olhos”.

 

Loja do MMASC aberta também às segundas-feiras
10 Dezembro, 2018

Embora o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), em Amarante, esteja encerrado às segundas-feiras, a sua loja manter-se-á aberta naqueles dias da semana, a 10 e a 17 de dezembro.

O ...

TAP homenageia Amadeo de Souza-Cardoso e surpreende passageiros a bordo de avião homónimo
15 Novembro, 2018

A TAP assinalou a 14 de novembro o aniversário de nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso, com a oferta de um kit, com produtos referentes às suas obras, a todos os Passageiros que viajaram no avi&atild...

Amadeo e o Mundo às Cores de José Jorge Letria
14 Novembro, 2018

No ano em que se assinala os 100 anos do desaparecimento de um dos rostos mais versáteis da pintura portuguesa, Amadeo de Souza-Cardoso, a Filandorra – Teatro do Nordeste estreia, a 14 de novembro (dat...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 272 / 238
mmasc@cm-amarante.pt

| Política de Privacidade

| Termos e Condições