Amadeo faz-te mexer ao falar das obras onde tudo se mexe

5 Maio, 2016

MMASC no Colégio de S. Gonçalo

Quando, em Paris, no Grand Palais, se mostra ao mundo a obra de Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante o museu que tem o seu nome abre-se a cada vez mais públicos, num interesse crescente por parte de turistas, visitantes e estabelecimentos de ensino.

Do Município e, de uma forma geral, de todo o norte do país chegam pedidos de escolas para visitas guiadas ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), em cujo percurso a sala Amadeo suscita interesse especial.

Mas, quando solicitado, o MMASC também vai à escola, como aconteceu recentemente com uma atividade desenvolvida com o Colégio de S. Gonçalo, de nome “Amadeo faz-te mexer ao falar das obras onde tudo se mexe”, realizada no âmbito da iniciativa S’Cola.

Preparada pelo serviço educativo do MMASC, a atividade consistiu em reconstruir as obras de Amadeo “Desenho Futurista (Movimento)” e “Dançarino” através da montagem de puzzles de grandes dimensões, pretendendo-se levar os alunos a identificar traços e pormenores das imagens, de forma autónoma.

Inserida no programa “Arte em Movimento”, a atividade do MMASC seguiu-se a outras realizadas pelo Colégio de S. Gonçalo, designadamente a criação de uma performance em que, vestidos de “Amadeos”, alunos do 3º ciclo de História A e História da Cultura e das Artes, mostravam diferentes criações do artista.

A construção dos puzzles com as duas obras de Amadeo de Souza-Cardoso é, agora também, uma das opções para o encerramento de visitas guiadas ao MMASC, funcionando como um desafio lúdico aos conhecimentos apreendidos pelos participantes.

 

 

MMASC aberto ao público na terça-feira de Carnaval
28 Fevereiro, 2019

Na próxima terça-feira dia 05 de março, data em que se celebra o Carnaval, o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso estará aberto ao público, no seu horário habitual de fu...

Museu expõe a Procissão Corpus Christi e Cosinha da Casa de Manhufe
26 Fevereiro, 2019

No âmbito do Programa Evocativo do Centenário da Morte de Amadeo de Souza-Cardoso, o Museu acolhe, até ao próximo dia 26 de abril, mais duas obras do percursor modernista, intituladas &ld...

Museu reforça o seu posicionamento com novo aumento de visitantes em 2018
28 Janeiro, 2019

No ano que ficou marcado pela Evocação do Centenário da Morte de Amadeo de Souza-Cardoso, o Museu Municipal voltou a afirmar-se, registando um acréscimo de cerca de 17 por cento do n&uac...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 272 / 238
mmasc@cm-amarante.pt

| Política de Privacidade

| Termos e Condições