Amadeo faz-te mexer ao falar das obras onde tudo se mexe

5 Maio, 2016

MMASC no Colégio de S. Gonçalo

Quando, em Paris, no Grand Palais, se mostra ao mundo a obra de Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante o museu que tem o seu nome abre-se a cada vez mais públicos, num interesse crescente por parte de turistas, visitantes e estabelecimentos de ensino.

Do Município e, de uma forma geral, de todo o norte do país chegam pedidos de escolas para visitas guiadas ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), em cujo percurso a sala Amadeo suscita interesse especial.

Mas, quando solicitado, o MMASC também vai à escola, como aconteceu recentemente com uma atividade desenvolvida com o Colégio de S. Gonçalo, de nome “Amadeo faz-te mexer ao falar das obras onde tudo se mexe”, realizada no âmbito da iniciativa S’Cola.

Preparada pelo serviço educativo do MMASC, a atividade consistiu em reconstruir as obras de Amadeo “Desenho Futurista (Movimento)” e “Dançarino” através da montagem de puzzles de grandes dimensões, pretendendo-se levar os alunos a identificar traços e pormenores das imagens, de forma autónoma.

Inserida no programa “Arte em Movimento”, a atividade do MMASC seguiu-se a outras realizadas pelo Colégio de S. Gonçalo, designadamente a criação de uma performance em que, vestidos de “Amadeos”, alunos do 3º ciclo de História A e História da Cultura e das Artes, mostravam diferentes criações do artista.

A construção dos puzzles com as duas obras de Amadeo de Souza-Cardoso é, agora também, uma das opções para o encerramento de visitas guiadas ao MMASC, funcionando como um desafio lúdico aos conhecimentos apreendidos pelos participantes.

 

 

Loja do MMASC aberta também às segundas-feiras
10 Dezembro, 2018

Embora o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), em Amarante, esteja encerrado às segundas-feiras, a sua loja manter-se-á aberta naqueles dias da semana, a 10 e a 17 de dezembro.

O ...

TAP homenageia Amadeo de Souza-Cardoso e surpreende passageiros a bordo de avião homónimo
15 Novembro, 2018

A TAP assinalou a 14 de novembro o aniversário de nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso, com a oferta de um kit, com produtos referentes às suas obras, a todos os Passageiros que viajaram no avi&atild...

Amadeo e o Mundo às Cores de José Jorge Letria
14 Novembro, 2018

No ano em que se assinala os 100 anos do desaparecimento de um dos rostos mais versáteis da pintura portuguesa, Amadeo de Souza-Cardoso, a Filandorra – Teatro do Nordeste estreia, a 14 de novembro (dat...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 272 / 238
mmasc@cm-amarante.pt

| Política de Privacidade

| Termos e Condições