MMASC assinala 500 anos da beatificação da Rainha Santa Isabel

5 Fevereiro, 2016

A propósito de obra de Paula Rego

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) vai assinalar os 500 anos da beatificação de Isabel de Aragão, tornada Rainha de Portugal pelo seu casamento com o Rei D. Dinis.

A causa próxima para o MMASC se associar à efeméride é a obra “Rainha Santa Isabel”, de Paula Rego, artista consagrada na nona edição do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso (PASC) e que, hoje, em termos de arte contemporânea, é das mais apreciadas do Museu.

A partir do próximo dia 11 (data em que se evoca a celebração do casamento de D. Dinis com Isabel de Aragão) e durante todo o ano, os públicos do MMASC terão ao seu dispor, na receção daquele equipamento, informação específica sobre o quadro de Paula Rego, com a qual se pretende não só chamar a atenção para a obra, mas também permitir a sua interpretação.

Sobre a obra “Rainha Santa Isabel”, escreveu João Pinharanda, presidente do Júri do PASC: "Apenas nas rosas que se espalham pelo chão ou na figura da rainha mais velha, que precede a que parece ser a Rainha Santa, podemos encontrar pontos de apoio ‘históricos’. Mas o que pode ser uma possível representação da tia, a rainha Isabel da Hungria (também santa, também abrangida por uma lenda igual à de Isabel de Aragão, mulher de D. Diniz, rainha de Portugal), pode ser a imagem da Rainha Má de outras histórias (aliás, parecer ser ela, virilmente revestida com uma couraça militar, quem empunha a espada que trespassa a enigmática vaca que pende de um espécie de Scala Coelis)”.

Contexto
Em 2016 assinalam-se os 500 anos da beatificação de D. Isabel de Aragão, Rainha de Portugal, cujo acto aconteceu em 1516, pelo papa Leão X. Neste âmbito, estão a decorrer em Portugal comemorações que pretendem evocar o legado de tão notável personalidade da História de Portugal, amplamente conhecida por Rainha Santa Isabel de Portugal.

Breve Biografia de D. Isabel de Aragão:
Filha de Pedro III de Aragão e de Constança de Hohenstaufen, Isabel nasceu no Palácio de Saragoça, no dia 4 de janeiro de 1271.

Em 1280, D. Dinis envia João Velho, João Martins e Vasco Pires a Aragão para contratar com aquele reino o matrimónio do Rei de Portugal com a jovem princesa, à data com apenas 9 anos de idade.

Aceitadas as disposições do acordo, celebra-se, em Barcelona, no dia 11 de fevereiro de 1282, o casamento, por procuração, de D. Dinis com D. Isabel, seguindo-se depois a viagem, até Portugal, da jovem rainha. No dia 26 de junho dão-se as bodas, agora com a presença do rei, em Trancoso. Do seu enlace com D. Dinis nasceram apenas dois filhos: Afonso, futuro rei de Portugal e Constança, futura rainha de Castela.

Desde a sua chegada a Portugal, D. Isabel tomou parte ativa nos destinos do reino, desempenhando ainda as funções de arbitragem na resolução de alguns conflitos peninsulares, para os quais era convocada. Contudo, viria a ser recordada como uma rainha de forte ligação à causa social, empenhando-se no apoio e na criação de hospitais, albergarias e na assistência direta aos mais desfavorecidos, (recorde-se o lendário milagre das rosas).

D. Isabel viria a falecer em Estremoz, no dia 4 de julho de 1336, precisamente depois de uma longa viagem entre Coimbra e a vila alentejana, que teve por finalidade travar uma batalha entre D. Afonso IV de Portugal e Afonso XI de Castela (neto de D. Isabel e sobrinho de D. Afonso IV). Viria a ser sepultada em Santa Clara-a-Velha de Coimbra, em aura de santidade.

A rainha Santa Isabel de Portugal foi beatificada em 1516 e canonizada em 1625 pelo papa Urbano VIII. O seu túmulo encontra-se atualmente no mosteiro de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra, cidade da qual é padroeira.         

 

Loja do MMASC aberta também às segundas-feiras
10 Dezembro, 2018

Embora o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), em Amarante, esteja encerrado às segundas-feiras, a sua loja manter-se-á aberta naqueles dias da semana, a 10 e a 17 de dezembro.

O ...

TAP homenageia Amadeo de Souza-Cardoso e surpreende passageiros a bordo de avião homónimo
15 Novembro, 2018

A TAP assinalou a 14 de novembro o aniversário de nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso, com a oferta de um kit, com produtos referentes às suas obras, a todos os Passageiros que viajaram no avi&atild...

Amadeo e o Mundo às Cores de José Jorge Letria
14 Novembro, 2018

No ano em que se assinala os 100 anos do desaparecimento de um dos rostos mais versáteis da pintura portuguesa, Amadeo de Souza-Cardoso, a Filandorra – Teatro do Nordeste estreia, a 14 de novembro (dat...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 272 / 238
mmasc@cm-amarante.pt

| Política de Privacidade

| Termos e Condições