Júri já selecionou obras para o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso

28 Agosto, 2015

O Júri do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso selecionou já as obras que vão integrar a décima edição, tendo escolhido 38 trabalhos de 29 artistas. No total, concorreram 350 artistas, com 616 obras.

Seguir-se-á, a 22 de setembro, a reunião de premiação, que incluirá não só os artistas selecionados, mas também os convidados, a saber: Adriana Molder; João Jacinto; António Júlio Duarte; Fernando José Pereira e Pedro Sousa Vieira.

Com periodicidade bienal, o 10º Prémio Amadeo de Souza-Cardoso tem, nesta edição, uma tripla premiação: consagração, extraconcurso, da carreira de um(a) artista português/portuguesa escolhido(a), o(a) qual é convidado(a) a realizar uma exposição de obras suas em espaço nobilitador do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, com catálogo apropriado, e a quem é atribuído o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, através da aquisição de uma ou mais obras para as coleções do Museu, até ao montante máximo de 25.000,00 euros. O artista consagrado na presente edição é já conhecido, tratando-se do escultor Alberto Carneiro.

Resta, agora, atribuir o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, no valor de 10.000,00€, a um dos artistas convidados, ficando a obra premiada a pertencer ao Museu, no pressuposto da sua oportuna musealização; e o Prémio de Aquisição do Grupo dos Amigos da Biblioteca-Museu - a um(a) artista selecionado(a) para a fase de exposição, no valor de 7.500,00€, ficando, igualmente, a obra premiada a pertencer ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso.

O Júri de seleção e premiação da 10ª edição de Prémio Amadeo de Souza-Cardoso é constituído por António Cardoso, Professor Jubilado de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Diretor do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, Comissário do Prémio e representante da Câmara Municipal de Amarante; João Pinharanda, como Presidente do Júri e Laura Castro, Lúcia Matos e Sérgio Mah, docentes universitários, ligados à Associação Internacional de Críticos de Arte (A.I.C.A.) / secção portuguesa, ou à História da Arte.

 

Artista Consagrado

Alberto Carneiro

 

Artistas Convidados

Adriana Molder
António Júlio Duarte
Fernando José Pereira
João Jacinto
Pedro Sousa Vieira

 

Artistas Selecionados

António Gonçalves
Avelino  Sá
Carlos  Noronha Feio
Carlos Correia
Carlos Trindade
Catarina Patrício
Clapeko
Daniel Moreira
Filipe Cortez
Isabel Braga
Joana Rêgo
Joana Rufino
Luís Silveirinha
Manuel Caldeira
Mariana Gomes
Mário Vitória
Marta Sampaio Soares
Martinho Costa
Nuno Gil
Patricia Geraldes
Paulo Moreira
Paulo Neves
Ricardo Angélico
Rita Castro Neves
Rui Ferro
Sandra Ferro
Sérgio Pinhão
Teresa Magalhães
Tiago Baptista

 

MMASC aberto ao público na terça-feira de Carnaval
28 Fevereiro, 2019

Na próxima terça-feira dia 05 de março, data em que se celebra o Carnaval, o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso estará aberto ao público, no seu horário habitual de fu...

Museu expõe a Procissão Corpus Christi e Cosinha da Casa de Manhufe
26 Fevereiro, 2019

No âmbito do Programa Evocativo do Centenário da Morte de Amadeo de Souza-Cardoso, o Museu acolhe, até ao próximo dia 26 de abril, mais duas obras do percursor modernista, intituladas &ld...

Museu reforça o seu posicionamento com novo aumento de visitantes em 2018
28 Janeiro, 2019

No ano que ficou marcado pela Evocação do Centenário da Morte de Amadeo de Souza-Cardoso, o Museu Municipal voltou a afirmar-se, registando um acréscimo de cerca de 17 por cento do n&uac...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 272 / 238
mmasc@cm-amarante.pt

| Política de Privacidade

| Termos e Condições