10º Prémio Amadeo de Souza-Cardoso

2 Julho, 2015

Teve início a 1 de julho e decorre até 17 de agosto o período durante o qual os candidatos poderão submeter os seus trabalhos à apreciação do Júri da décima edição do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso (PASC), cuja exposição poderá, depois, ser vista entre 14 de novembro de 2015 e 28 de fevereiro de 2016.

Com periodicidade bienal, o 10º Prémio Amadeo de Souza-Cardoso tem uma tripla premiação: consagração, extraconcurso, da carreira de um/a artista português/portuguesa escolhido/a, o/a qual é convidado/a a realizar uma exposição de obras suas em espaço nobilitador do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, com catálogo apropriado, e a quem é atribuído o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, através da aquisição de uma ou mais obras para as coleções do Museu, até ao montante máximo de 25.000,00 euros. O artista consagrado na presente edição é já conhecido, tratando-se do escultor Alberto Carneiro.

De acordo com Condições Gerais de Participação no PASC, o Júri convidará, em número a definir em cada edição, um conjunto de artistas de entre os quais será atribuído o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, que será indivisível, no valor de 10.000,00€, ficando a obra premiada a pertencer ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, no pressuposto da sua oportuna musealização.

Finalmente, será atribuído o Prémio de Aquisição do Grupo dos Amigos da Biblioteca-Museu - a um/a artista selecionado/a para a fase de exposição, que será indivisível, no valor de 7.500,00€, ficando a obra premiada a pertencer ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso.

O Júri de seleção e premiação da 10ª edição de Prémio Amadeo de Souza-Cardoso é constituído por António Cardoso, Professor Jubilado de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Diretor do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, Comissário do Prémio e representante da Câmara Municipal de Amarante; João Pinharanda, como Presidente do Júri e Laura Castro, Lúcia Matos e Sérgio Mah, ligados à Associação Internacional de Críticos de Arte (A.I.C.A.) / secção portuguesa, ou à História da Arte.

Os premiados da edição anterior do PASC (em 2013) foram Avelino Sá, a quem foi atribuído o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso; Ana Pais Oliveira, prémio aquisição e, extra-concurso, Paula Rego, distinguida com o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso. Há dois anos concorreram ao Prémio Amadeo de Souza-Cardoso 257 artistas, com 451 obras, tendo sido selecionados 35 artistas, com 49 trabalhos.

Inscrições e mais informações aqui.

 

MMASC aberto ao público na terça-feira de Carnaval
28 Fevereiro, 2019

Na próxima terça-feira dia 05 de março, data em que se celebra o Carnaval, o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso estará aberto ao público, no seu horário habitual de fu...

Museu expõe a Procissão Corpus Christi e Cosinha da Casa de Manhufe
26 Fevereiro, 2019

No âmbito do Programa Evocativo do Centenário da Morte de Amadeo de Souza-Cardoso, o Museu acolhe, até ao próximo dia 26 de abril, mais duas obras do percursor modernista, intituladas &ld...

Museu reforça o seu posicionamento com novo aumento de visitantes em 2018
28 Janeiro, 2019

No ano que ficou marcado pela Evocação do Centenário da Morte de Amadeo de Souza-Cardoso, o Museu Municipal voltou a afirmar-se, registando um acréscimo de cerca de 17 por cento do n&uac...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 272 / 238
mmasc@cm-amarante.pt

| Política de Privacidade

| Termos e Condições