Celebra-se o “Dia dos Museus”

16 Maio, 2015

As vistas ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) são grátis, na próxima segunda-feira, 18 de maio, quando se celebra o “Dia Internacional dos Museus”. Habitualmente encerrado às segundas, para manutenção, o MMASC abrirá naquele dia para celebração da efeméride.

O “Dia Internacional dos Museus” foi criado a 18 de maio de 1997 pelo ICOM - Conselho Internacional de Museus. O tema proposto para 2015 - "Museus para uma sociedade sustentável" – visa promover a consciência para os efeitos da atuação humana sobre o ambiente e destacar o papel dos museus no desenvolvimento de novos métodos de pensar e de agir, que garantam o respeito pelos limites e pela diversidade da natureza.

No âmbito do “Dia Internacional dos Museus” têm decorrido no MMASC, desde 13 de maio, atividades para as escolas do 1º ciclo do concelho, a cujos alunos tem sido “ensinada” a vida de Amadeo, através de uma encenação da Filandorra-Teatro do Nordeste, baseada num texto de José Jorge Letria, de nome “Amadeo e o mundo às cores”. Amanhã, sábado, 16, a partir das 22:00 celebrar-se-á “A Noite dos Museus” com uma performance da Filandorra, que incluirá a recreação da chegada dos Diabos a Amarante e uma queimada gigante.

Quem, a 18 de maio, visitar (gratuitamente) o MMASC poderá tomar contacto com a sua arquitetura, com a sua exposição permanente, onde pontificam os nomes de Amadeo e António Carneiro, designadamente, podendo ainda ver a mostra de Ana Pais de Oliveira (“Pintura Fora de Si”), na sala de exposições temporárias.

 

Loja do MMASC aberta também às segundas-feiras
10 Dezembro, 2018

Embora o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), em Amarante, esteja encerrado às segundas-feiras, a sua loja manter-se-á aberta naqueles dias da semana, a 10 e a 17 de dezembro.

O ...

TAP homenageia Amadeo de Souza-Cardoso e surpreende passageiros a bordo de avião homónimo
15 Novembro, 2018

A TAP assinalou a 14 de novembro o aniversário de nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso, com a oferta de um kit, com produtos referentes às suas obras, a todos os Passageiros que viajaram no avi&atild...

Amadeo e o Mundo às Cores de José Jorge Letria
14 Novembro, 2018

No ano em que se assinala os 100 anos do desaparecimento de um dos rostos mais versáteis da pintura portuguesa, Amadeo de Souza-Cardoso, a Filandorra – Teatro do Nordeste estreia, a 14 de novembro (dat...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 272 / 238
mmasc@cm-amarante.pt

| Política de Privacidade

| Termos e Condições