Museu Amadeo de Souza-Cardoso celebra “A noite dos Museus”

24 Abril, 2015

Respondendo a uma recomendação da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) vai celebrar “A noite dos Museus”, a 16 de maio, sábado (22:00), com uma iniciativa designada “Amadeo e o mundo às cores”, baseada em obra homónima de José Jorge Letria.

O projeto, elaborado pela Filandorra - Teatro do Nordeste, é uma performance artística que abordará as linguagens do teatro, da música, da plástica e do audiovisual e desenrolar-se-á nos claustros do MMASC, tomando como fio condutor a figura de Amadeo, do nascimento até à morte.

Com caráter ceno-biográfico, o projeto foi construído a partir de uma fada/metáfora "com cabelos da cor do arco-íris" que apareceu ao pintor "no dia em que veio ao mundo, no frio Novembro de Manhufe", desenrolando-se em dramatizações de vários quadros da coleção do Museu e da vida do autor. Estes quadros incorporarão momentos musicais gravados e ao vivo, em complementaridade com o local e época.

Num segundo momento será criado um espaço performativo com a ritualização da chegada dos Diabos aos Claustros, numa encenação que terá como referência o texto base escrito por Teixeira de Pascoaes sobre o tema. Os visitantes serão integrados numa girândola artística recreada a partir da procissão da chegada dos Diabos a Amarante, terminando num espetáculo de fogo e sons, propiciando a empatia entre artista e público a partir de uma Queimada Gigante de licorosos éteres.

“A Noite dos Museus” foi criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação, sendo inúmeros os espaços museológicos europeus aderentes à iniciativa. No nosso país destacam-se os que integram a Rede Portuguesa dos Museus.

Entretanto, a 18 de Maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus. O tema proposto para 2015 - "Museus para uma sociedade sustentável" – visa promover a consciência para os efeitos da atuação humana sobre o ambiente e destacar o papel dos museus no desenvolvimento de novos métodos de pensar e de agir, que garantam o respeito pelos limites e pela diversidade da natureza.

Museu recebe “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor em Quarentena"
18 Março, 2024

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) recebe no próximo fim-de-semana, 23 e 24 de março, as exposições “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor ...

SAB’Arte partilha momentos e personalidades da História com os mais novos e as famílias
16 Janeiro, 2024

O SAB’Arte, iniciativa do Projeto Educativo do Departamento de Cultura da Câmara de Amarante, continua em 2024 com propostas para crianças e famílias, ao terce...

Encerramento temporário da loja
10 Janeiro, 2024

A Loja do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso vai estar encerrada, de 22 a 25 de janeiro, em virtude da realização do inventário. No entanto, é possível durante este per&iacut...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 262 (Projeto Educativo)
mmasc@cm-amarante.pt

        

| Política de Privacidade

| Termos e Condições

| Condições Gerais de Venda on-line