Museu Amadeo de Souza-Cardoso celebra “A noite dos Museus”

24 Abril, 2015

Respondendo a uma recomendação da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) vai celebrar “A noite dos Museus”, a 16 de maio, sábado (22:00), com uma iniciativa designada “Amadeo e o mundo às cores”, baseada em obra homónima de José Jorge Letria.

O projeto, elaborado pela Filandorra - Teatro do Nordeste, é uma performance artística que abordará as linguagens do teatro, da música, da plástica e do audiovisual e desenrolar-se-á nos claustros do MMASC, tomando como fio condutor a figura de Amadeo, do nascimento até à morte.

Com caráter ceno-biográfico, o projeto foi construído a partir de uma fada/metáfora "com cabelos da cor do arco-íris" que apareceu ao pintor "no dia em que veio ao mundo, no frio Novembro de Manhufe", desenrolando-se em dramatizações de vários quadros da coleção do Museu e da vida do autor. Estes quadros incorporarão momentos musicais gravados e ao vivo, em complementaridade com o local e época.

Num segundo momento será criado um espaço performativo com a ritualização da chegada dos Diabos aos Claustros, numa encenação que terá como referência o texto base escrito por Teixeira de Pascoaes sobre o tema. Os visitantes serão integrados numa girândola artística recreada a partir da procissão da chegada dos Diabos a Amarante, terminando num espetáculo de fogo e sons, propiciando a empatia entre artista e público a partir de uma Queimada Gigante de licorosos éteres.

“A Noite dos Museus” foi criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação, sendo inúmeros os espaços museológicos europeus aderentes à iniciativa. No nosso país destacam-se os que integram a Rede Portuguesa dos Museus.

Entretanto, a 18 de Maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus. O tema proposto para 2015 - "Museus para uma sociedade sustentável" – visa promover a consciência para os efeitos da atuação humana sobre o ambiente e destacar o papel dos museus no desenvolvimento de novos métodos de pensar e de agir, que garantam o respeito pelos limites e pela diversidade da natureza.

Loja do MMASC aberta também às segundas-feiras
10 Dezembro, 2018

Embora o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), em Amarante, esteja encerrado às segundas-feiras, a sua loja manter-se-á aberta naqueles dias da semana, a 10 e a 17 de dezembro.

O ...

TAP homenageia Amadeo de Souza-Cardoso e surpreende passageiros a bordo de avião homónimo
15 Novembro, 2018

A TAP assinalou a 14 de novembro o aniversário de nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso, com a oferta de um kit, com produtos referentes às suas obras, a todos os Passageiros que viajaram no avi&atild...

Amadeo e o Mundo às Cores de José Jorge Letria
14 Novembro, 2018

No ano em que se assinala os 100 anos do desaparecimento de um dos rostos mais versáteis da pintura portuguesa, Amadeo de Souza-Cardoso, a Filandorra – Teatro do Nordeste estreia, a 14 de novembro (dat...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 272 / 238
mmasc@cm-amarante.pt

| Política de Privacidade

| Termos e Condições