Cruzeiro Seixas visitou Exposição de Mário Cesariny

10 Outubro, 2014

O artista Cruzeiro Seixas visitou, acompanhado pelo Vereador André Costa Magalhães, a exposição temporária “É preciso dizer PARA SEMPRE em vez de dizer AGORA” de Mário Cesariny, que está patente até 30 de novembro, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso.

As vidas de Mário Cesariny e de Cruzeiro Seixas cruzaram-se, há várias décadas, na Escola Artística António Arroio, onde ingressou com 15 anos e onde cimentaram amizade e cumplicidades. Em meados da década de 1940 integram o “Grupo Surrealista de Lisboa”, onde depuram técnicas e partilham experiências. Com um percurso produtivo entre o desenho, a pintura, a ilustração, a escultura e a poesia é considerado um dos mentores portugueses do Surrealismo fantástico. Entre 1950 e 1964 Cruzeiro Seixas parte, como marinheiro mercante, e fixa-se em Luanda, onde cumpre o sonho de conhecer África e inicia os seus escritos poéticos. No seu regresso a Portugal, para fugir à guerra colonial, trabalhou para diversas galerias e viajou pela Europa contactando adeptos do Surrealismo internacional e conhecendo amigos de André Breton que lhe proporcionaram integrar inúmeras exposições coletivas pelo velho continente.

Recentemente fixou-se em Vila Nova de Famalicão, com grande parte da sua obra ao cuidado do Centro de Estudos do Surrealismo, da Fundação Cupertino de Miranda. Decidiu revisitar alguns trabalhos que não via há décadas e o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, de quem é amigo, e onde realizou aquela que considerou a sua última exposição em 2008.


...

Loja do MMASC aberta também às segundas-feiras
10 Dezembro, 2018

Embora o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), em Amarante, esteja encerrado às segundas-feiras, a sua loja manter-se-á aberta naqueles dias da semana, a 10 e a 17 de dezembro.

O ...

TAP homenageia Amadeo de Souza-Cardoso e surpreende passageiros a bordo de avião homónimo
15 Novembro, 2018

A TAP assinalou a 14 de novembro o aniversário de nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso, com a oferta de um kit, com produtos referentes às suas obras, a todos os Passageiros que viajaram no avi&atild...

Amadeo e o Mundo às Cores de José Jorge Letria
14 Novembro, 2018

No ano em que se assinala os 100 anos do desaparecimento de um dos rostos mais versáteis da pintura portuguesa, Amadeo de Souza-Cardoso, a Filandorra – Teatro do Nordeste estreia, a 14 de novembro (dat...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 272 / 238
mmasc@cm-amarante.pt

| Política de Privacidade

| Termos e Condições