Exposição temporária de Nadir Afonso

14 Fevereiro, 2014

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso acolhe a partir de 22 de Fevereiro a exposição temporária de pintura de Nadir Afonso “Releituras e Revisitações”. Esta que será a primeira exposição post mortem do Pintor, que foi Prémio Amadeo de Souza-Cardoso em 1969, contará com 24 obras no total, sendo 15 obras em acrílico e 9 em guache sobre papel. A exposição inaugura às 16h00, do dia 22 de fevereiro e estará patente até ao próximo dia 27 de abril, tendo entrada livre.

Nadir Afonso nasce em Chaves em 1920. Forma-se em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Com apenas 24 anos de idade, a obra “A Ribeira” de Nadir Afonso dá entrada no Museu de Arte Contemporânea de Lisboa. Em 1946 parte para Paris e matricula-se na “Écoles des Beaux-Arts de Paris“. Por intermédio de Portinari, obtém uma bolsa de estudo de governo francês e inicia a sua colaboração com Le Corbusier. Após trabalhar na Normandia na reconstrução de cidades destruídas pela guerra, parte para o Brasil para colaborar com Oscar Nyemeyer. Ao longo da sua carreira expõe nos mais importantes espaços, instituições e galerias de arte do país e da Europa.

Rui-Mário Gonçalves define assim o artista: “Nadir Afonso, filho de um poeta, dedicou-se durante alguns anos à Arquitetura até transformar a beleza dessa arte na harmonia da Música, por obra e graça da Pintura pura, a que o seu destino pessoal sempre esteve ligado e que assinou com um nome ditado pelas estrelas.”

Veja aqui a galeria de imagens

 

Loja do MMASC aberta também às segundas-feiras
10 Dezembro, 2018

Embora o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), em Amarante, esteja encerrado às segundas-feiras, a sua loja manter-se-á aberta naqueles dias da semana, a 10 e a 17 de dezembro.

O ...

TAP homenageia Amadeo de Souza-Cardoso e surpreende passageiros a bordo de avião homónimo
15 Novembro, 2018

A TAP assinalou a 14 de novembro o aniversário de nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso, com a oferta de um kit, com produtos referentes às suas obras, a todos os Passageiros que viajaram no avi&atild...

Amadeo e o Mundo às Cores de José Jorge Letria
14 Novembro, 2018

No ano em que se assinala os 100 anos do desaparecimento de um dos rostos mais versáteis da pintura portuguesa, Amadeo de Souza-Cardoso, a Filandorra – Teatro do Nordeste estreia, a 14 de novembro (dat...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 272 / 238
mmasc@cm-amarante.pt

| Política de Privacidade

| Termos e Condições